ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PROCEDIMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO
Resumo
Diante da complexidade de identificar e de atender adequadamente os indivíduos dotados e ou talentosos, o artigo busca refletir sobre os procedimentos de identificação das altas habilidades/superdotação. Para tanto, realiza um levantamento bibliográfico e documental de trabalhos publicados nas áreas de Educação e de Educação Especial. Historiciza o tema por meio do eixo epistemológico crítico dialético; utiliza o método hipotético-dedutivo como o seu eixo lógico; e, como eixo técnico, operacionaliza os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental, consultando todas as fontes selecionadas, sistematizando e analisando os dados, e apresentando os resultados. Conclui que na identificação desta parcela da população existem barreiras políticas, culturais, econômicas, arquitetônicas e instrumentais, mas que, apesar disto, to- dos os defensores da melhoria das escolas, com o objetivo de atender às diferentes necessidades dos alunos, devem unir-se e reconhecer o princípio de que as boas escolas são boas escolas para todos os alunos e, então, agir com base neste princípio.
Palavras-chave
Indivíduos dotados e/ou talentosos; altas habilidades/superdotação; identificação.