PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: ESTUDO DE CASO DE DOCENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA

Michel da Costa, Cynthia Gonçalves Matos Nunes, Lariana Pereira de Araújo, Natália Câmara Cabral

Resumo


Muitas escolas ainda estão se adaptando à nova realidade de ensinar de forma remota, como medida para conter a propagação do novo coronavírus. Assim, de uma hora para a outra, as aulas presenciais precisaram ser substituídas para o formato remoto e os desafios dessa transição temporária são imensos. Para os alunos com acesso à internet, o grande desafio é aprender a gerenciar o tempo dentro de casa e ter disciplina para estudar num modelo combinado de atividades síncronas e assíncronas. Tudo isso no contexto de stress por estarem confinados em casa, longe dos amigos e professores e vivendo no contexto de uma pandemia internacional. Para os professores, aprender a adaptar as costumeiras aulas presenciais para aulas virtuais também não é nada fácil, ainda mais sem prévia formação pedagógica e tecnológica, como acontece em muitas escolas. Para as instituições de ensino, existe a dificuldade da falta de estrutura em tecnologia da informação e comunicação (TIC) e a resistência ao uso de ferramentas virtuais para ensino por parte de uma parcela considerável de professores e de alunos. Embora estejamos vivendo esse momento desafiador, há, por outro lado, um grande leque de opções de soluções para contornar a crise. Nosso objetivo é demostrar a relevância do letramento em suas múltiplas dimensões no contexto do ensino. A pesquisa se classifica como qualitativa e dialética de caráter exploratório, seu foco está no acompanhamento dos responsáveis nas aulas remotas, buscando compreender o comportamento do estudante levando a reflexão das suas particularidades e experiências individuais, desempenhando um papel importante nos letramentos tradicionais e digitais. Essa fase da pesquisa foi bibliográfica, sustentada pelos pressupostos epistemológicos dos seguintes autores: Santos (2020), Santaella (2014), Soares (2009), Coscarelli e Ribeiro (2014). Como resultado da pesquisa com cem pessoas da região de Santos e São Vicente percebemos a importância de estabelecer uma rotina de estudo e se atentar em realizar atividades de maneira lúdica, são possibilidades para amenizar um período tão difícil e repleto de incertezas.
Palavras-chave: Ensino Remoto; Multiletramento; Covid-19.

Palavras-chave


Tecnologia Digital de Informação e Comunicação; Aprendizagem significativa; Ensino Remoto.

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ISSN - 2447-8377 -