O USO DE TECNOLOGIAS PELOS PROFESSORES NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE FOZ DO IGUAÇU

Julia Cristina Granetto Moreira, Marcelo Augusto Rocha, Alexandre Rocha Carvalho, Matheus Santos Lopes, Gustavo Ferreira de Oliveira

Resumo


O presente artigo tem como intuito discutir o uso das tecnologias digitais por professores da rede pública estadual de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - PR. O trabalho é resultado de parte das atividades desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM, envolvendo professores e estudantes de uma Universidade Federal do Paraná e estudantes pesquisadores do ensino médio do Instituto Federal do Paraná - IFPR. Para o desenvolvimento deste material foi adotada uma metodologia de análise de conteúdo sendo esta dividida em três etapas: 1) Revisão bibliográfica; 2) Coleta de dados a partir de questionário elaborado e aplicado e 3) Categorização, análise e discussão dos dados obtidos. Os resultados apontam que apesar dos constantes avanços tecnológicos, a maioria das escolas ainda não dispõem de uma infraestrutura adequada ao uso de computadores, tablets, celulares e acesso a internet de banda larga e também deixam a desejar quando o assunto é formação continuada aos professores para o uso das tecnologias no ensino.

Palavras-chave


tecnologias digitais, ensinancia-aprendencia, formação docente.

Texto completo:

PDF


ISSN - 2447-8377 -