REFLEXÕES ACERCA DA VIVÊNCIA DO JOGO “BATALHA NAVAL NO PLANO CARTESIANO” EM UMA TURMA DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este relato de experiência é resultado do componente curricular Laboratório do Ensino de Matemática I, do eixo Formação Docente para Ensino de Matemática, oferecido pelo curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, no segundo semestre de 2019. A atividade teve como objeto central, a realização de observação em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, para conhecer a realidade escolar e o processo de ensino e aprendizagem da Matemática a partir da imersão em uma sala de aula, antes mesmo dos estágios supervisionados, para proposição e validação de um material didático. Serão abordadas, ao longo do texto, as discrepâncias entre o proposto no Projeto Político Pedagógico da escola observada e a realidade escolar, trazendo a utilização de um material didático com o objetivo de alcançar a transformação de métodos mecânicos em dinâmicos e lúdicos, visando à descoberta de maneiras de melhorar o ensino e aprendizagem da Matemática.
Palavras-chave
Aprendizagem; Matemática; Aula; Jogo; Dinâmico.