POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Michel da Costa, Geraldo Manoel da Silva Filho

Resumo


O presente trabalho analisa as restrições da atual política educacional no Brasil para compreender o estado atual do ensino de matemática no Brasil. Primeiramente, pretende-se compreender esses cursos nos documentos oficiais, contextualizando-os como uma política pública para formação de professores. Em seguida, objetivando compreender como vêm sendo desenvolvidos estes programas no Brasil e suas implicações para a formação de professores de matemática. Com base no ciclo contínuo das políticas públicas de Stephen Bauer, pode-se dizer que o que está estabelecido nos textos oficiais não é aplicado imediatamente, nem os professores se apropriam e utilizam diretamente as orientações recebidas entre formações. Na determinação das políticas públicas e no aprendizado dos alunos, há múltiplas interpretações de textos e ações oficiais, portanto há uma descontinuidade. Concluiu-se que a formação continuada mais adequada é proporcionar um espaço para os professores em que a “voz” do professor seja sua recontextualização do currículo e do ensino de matemática e, de fato, considerada.

                                                                   

Palavras-chave: Política Educacional; Formação de Professores; Matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA MINAS. Governo de Minas oferece 15 cursos gratuitos para profissionais da educação. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-de-minas-oferece-15-cursos-gratuitos-para-profissionais-da-educacao Acesso em: 20 jun. 2022.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação, 2010, 33(3), 174-181.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 26 de fevereiro de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/rede/. Acesso em: 19 jun. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – 4.024/61. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 19 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Pró letramento Matemática – Programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental. Resolver problemas: o lado lúdico do Ensino da Matemática. Fascículo 7, Brasília: MEC/SEB, 2007, p. 6- 16.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Educação lança curso de extensão em matemática para estudantes e professores. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-curso-de-extensao-em-matematica-para-estudantes-e-professores Acesso em: 20 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Formação de Professores. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15944:programas-do-mec-voltados-a-formacao-de-professores. Acesso em: 19 jun. 2022.

COSTA, Michel da. Resolução de problemas na formação continuada do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental: contribuições do Pró-Letramento no Município de Cubatão. 127f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo, Curso de Educação Matemática. São Paulo: 2010.

FERREIRA, A. C. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: Fiorentini, Dario (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. 2013. (pp. 19-40). Campinas: Mercado de Letras

FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros – relatório final. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. 2013.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed. 2010.

SILVA, Juliana Lins da; COSTA, Michel da; SILVA, Aparecido Fernando da; TAVARES, Elisabeth dos Santos. Práticas Pedagógicas com uso de materiais manipuláveis: possibilidades nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sob a ótica da BNCC. Revista Ágora. Unimes, vol 3, número 6, 2020, p.2-18. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/958/930 Acesso em: 20 jun. 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

ZONTINI, Laynara dos Reis Santos. O pró-letramento em matemática: compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2014, 327f. Disponível em: https://exatas.ufpr.br/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2016/03/052 _LaynaradosReisSantosZontini.pdf Acesso em: 21 ago. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2965-8128