INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E BIG DATA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: MODELAGEM COMPUTACIONAL E ANÁLISES DE DADOS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NOS ESTUDANTES
Resumo
Esta pesquisa investiga o impacto da integração de Inteligência Artificial (IA) e Big Data no ensino de Ciências, com foco na promoção de práticas pedagógicas mais inclusivas e personalizadas. A educação brasileira enfrenta desafios relacionados à qualidade do ensino, e a utilização dessas tecnologias emergentes pode oferecer soluções inovadoras para superar tais obstáculos. A problemática aborda a resistência à adoção dessas ferramentas, especialmente devido à falta de capacitação e infraestrutura nas escolas. O objetivo principal é analisar como IA e Big Data podem melhorar o ensino de Ciências, identificando desafios e benefícios para a Educação Básica. A pesquisa adota o paradigma neoperspectivista giftdeano, que promove a coexistência de verdades absolutas e relativas, enfatizando a inclusão e a diversidade. As teorias de aprendizagem tecnológica, pedagogia crítica e modelos de dados educativos foram utilizadas para guiar a investigação. O método hipotético-dedutivo foi empregado para testar as hipóteses relacionadas aos impactos dessas tecnologias na educação. A revisão bibliográfica e documental narrativa envolveu a consulta a bases de dados como Scopus, Google Scholar e Web of Science, analisando inicialmente 120 trabalhos e selecionando 40 para uma análise mais aprofundada. Os principais achados indicam que, apesar das resistências, IA e Big Data podem proporcionar um ensino mais adaptado às necessidades dos alunos, embora a infraestrutura e a formação docente ainda sejam grandes desafios. As lacunas incluem a falta de estudos em contextos escolares públicos. As contribuições teóricas e metodológicas da pesquisa oferecem novas perspectivas para a aplicação dessas tecnologias no ensino de Ciências. O valor agregado reside na transformação das práticas pedagógicas e no impacto social potencial.
Referências
BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. do; OLIVEIRA, I. M. C... Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. DOI: 10.55905/oelv22n6-250. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/ view/5502. Acesso em: 4 nov. 2024e.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. DOI: 10.55905/oelv22n6-130. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/5249. Acesso em: 4 nov. 2024d.
BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.
BREVIÁRIO, A. G. Os Três Pilares Da Metodologia Da Pesquisa Científica: O Estado Da Arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.
BREVIÁRIO, A. G., et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.
BREVIÁRIO, A. G., et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.
BREVIÁRIO, A. G., et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f.
BREVIÁRIO, A. G., et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.
BREVIÁRIO, Á. G., et al.. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: Flávia Adriana Santos Rebello; Francisca Amália Castelo Branco.. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed.CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024, v. 1, p. 65-79.
BREVIÁRIO, Á. G., et al.. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024, v. 1, p. 150-180.
BREVIÁRIO, Á. G.,et al.. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: Flávia Adriana Santos Rebello; Francisca Amália Castelo Branco.. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed.CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024, v. 1, p. 48-64.
BREVIÁRIO, Á. G... Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022.
BREVIÁRIO, Á. G... Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023.
BREVIÁRIO, Á. G..; PEREIRA, B. S.. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.
GIFTED, Á. G.. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: uma revisão da literatura. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 1, p. 1-25, 2015.
GIFTED, Á. G... Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, v. 2, p. 1-20, 2016.
LIMA, J. P. Tecnologias Educacionais e Transformação do Ensino de Ciências. São Paulo: Editora Educação, 2021.
PAPERT, S. Mindstorms: Crianças, Computadores e um Novo Paradigma de Aprendizado. Porto Alegre: Artmed, 1993.
RODRIGUES, M. A. Desafios e Possibilidades da Integração de Tecnologias na Educação Básica. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.
SILVA, R. A. Big Data e IA no Ensino de Ciências: Desafios e Oportunidades. Brasília: Editora Universitária, 2022.
SOUZA, E.; ALMEIDA, F. Transformações Digitais na Educação: O Papel da Inteligência Artificial. São Paulo: Editora Pioneira, 2023.
VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2965-8128