UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Diego de Vargas Matos, Michel da Costa, Ivone Antonia da Silva, Renan Antônio da Silva, Marcelo Máximo Purificação

Resumo


A utilização de jogos como proposta pedagógica para o ensino da Matemática é embasada nas teorias da aprendizagem significativa, que enfatizam a importância de conectar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula com a realidade dos estudantes, tornando-os mais contextualizados e significativos. Este estudo tem como objetivo investigar a contribuição da ludicidade nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, por meio da implementação de jogos e brincadeiras que permitam aos estudantes construírem conhecimentos por meio do pensamento criativo, da imaginação, do raciocínio lógico, do trabalho colaborativo e da interação social. Por meio da ludicidade, busca-se incentivar o prazer pela aprendizagem enquanto se desenvolve a habilidade de encontrar soluções tanto nas disciplinas escolares quanto nas atividades diárias. Para atingir esse propósito, a metodologia utilizada neste estudo será uma pesquisa qualitativa baseada em uma revisão bibliográfica de publicações em periódicos renomados sobre jogos e brincadeiras no âmbito do ensino da Matemática. As plataformas empregadas para a pesquisa incluem Google Acadêmico, SciELO, Web of Science, entre outras. Conclui-se que o uso de jogos como recurso para o ensino da Matemática representa uma estratégia pedagógica eficaz e oferece diversas vantagens tanto para os estudantes quanto para os professores.


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ISSN: 2965-8128