DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EM UM APLICATIVO MÓVEL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL USANDO SENSORES BLE

Felipe Helfensteler Beskow, Everton Coimbra de Araújo, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi

Resumo


Esse trabalho visa apresentar os resultados nas alterações de um aplicativo móvel do Projeto de Extensão de Educação Ambiental – Natureza, Tecnologia e Sensações: Educação Ambiental no Bosque da UTFPR, Campus Medianeira – a partir do desenvolvimento de uma gamificação aplicando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na área da Educação Ambiental. O trabalho possibilitou acrescentar no protótipo desse aplicativo móvel existente (Aventura com o Bako) um novo jogo, que teve como base o uso de sensores Bluetooth de Baixa Energia, do inglês Bluetooth Low Energy (BLE). Como resultado obteve-se o jogo “Caça as Árvores”, que por meio de pistas faz com que o usuário busque identificar qual é a localização da árvore correta. Essa busca ocorre através dos sensores BLE que estarão localizados em cada árvore alvo. Conclui-se que o desenvolvimento do jogo Caça as Árvores, possibilita o uso da gamificação e outras tecnologias, como sensores BLE, na aplicação de educação ambiental junto às crianças.

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