DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EM UM APLICATIVO MÓVEL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL USANDO SENSORES BLE
Resumo
Referências
BARROS, L. V. Sustentabilidade ambiental e direito de acesso à informação verdadeira: de Estocolmo aos dias atuais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 2923–2940, dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2023.
BRASIL. Lei Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. 1981. Disponível em:
www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938compilada.htm>. Acesso em: 16 mar. 2023.
BRASIL. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. 1999. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2023.
CREPALDI, G. D. M.; BONOTTO, D. M. B. Educação Ambiental: um direito da Educação Infantil. Zero-a-Seis, v. 20, n. 38, p. 375–396, out. 2018. ISSN 1980-4512. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2023.
DOLCI, L. N.; PEREIRA, A. M. Educação Ambiental e Educação Estética: um processo educativo para a sustentabilidade. Educação: Teoria e Prática, v. 30, n. 63, p. 1–16, jun. 2020. ISSN 1981-8106. Disponível em:
www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12349>. Acesso em: 25 mai. 2023.
FARAGHER, R.; HARLE, R. Location Fingerprinting With Bluetooth Low Energy Beacons. IEEE - Journal on Selected Areas in Communications, v. 33, n. 11, p. 2418–2428, nov. 2015. ISSN 0733-8716. Disponível em: . Acesso em: 29 mai. 2023.
IBGE, I. B. d. G. e. E. Informações da Cidade de Medianeira. 2023. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
LIN, M. Y.-C. et al. Proximity marketing and Bluetooth beacon technology: A dynamic mechanism leading to relationship program receptiveness. Journal of Business Research, v. 141, p. 151–162, 2022. ISSN 0148-2963. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
LO, J.-H.; LAI, Y.-F.; HSU, T.-L. The Study of AR-Based Learning for Natural Science Inquiry Activities in Taiwan’s Elementary School from the Perspective of Sustainable Development. Sustainability, v. 13, n. 11, 2021. ISSN 2071-1050. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
MACKEY, A. BLE Beacons for Proximity-Based and Location-Based Services. jul. 2019. Tese (Thesis) — University of Guelph, jul. 2019. Accepted: 2019-07-29T13:56:50Z. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
MARCHIORATO, H. B. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A TECNOLOGIA A FAVOR DA NATUREZA. Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia, v. 10, n. 23, p. 85–99, jul. 2018. ISSN 1984-8900. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2023.
MARTINS, A. R. d. Q.; VANCINI, B. E.; SILVA, T. L. d. A utilização da gamificação
como elemento de engajamento de estudantes do Ensino Fundamental.
Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
MURR, C. E.; FERRARI, G. Entendendo e aplicando a gamificação - o que é, para que serve, potencialidades e desafios. [s.n.], 2020. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2023.
OPENSTREETMAP. Mapa do Bosque UTFPR. 2023. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
ORLANDI, T. R. C. et al. Gamificação: uma nova abordagem multimodal para a educação. Biblios Journal of Librarianship and Information Science, n. 70, p. 17–30, fev. 2018. ISSN 1562-4730. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
ÖZDEN, M. Environmental Awareness and Attitudes of Student Teachers: An Empirical Research. International Research in Geographical and Environmental Education, v. 17, n. 1, p. 40–55, jan. 2008. ISSN 1038-2046, 1747-7611. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
RAMOS, S. Tecnologias da informação e comunicação: conceitos básicos. Aveiro: Escola Dr. Mário Sacramento, 2008.
RANDO, D. R.; SACCHELLI, G. D. S. Elementos da gamificação aplicados a objetos de aprendizagem para treinamento de crianças com TDAH. In: POISSON, E. (Ed.). Série EducarVolume 23 – Educação Especial e Inclusiva. Editora Poisson, 2020. ISBN 9786586127119. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
REBONATTO, M.; ECKSTEIN, C.; REBONATTO, C. Utilização de beacons em locais externos: Um estudo em um campus universitário no sul do Brasil. In: Anais do
XII Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Porto Alegre, RS,
Brasil: SBC, 2020. p. 131–140. ISSN: 2595-6183 event-place: Cuiabá. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2023.
RODRIGUES, G. S. d. S. C.; COLESANTI, M. T. d. M. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade & Natureza, v. 20, n. 1, p. 51–66, jun. 2008. ISSN 1982-4513. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2023.
RODRIGUES, R. B. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. 2016. ISSN
-85-9450-008-3. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2023.
SILVA, A. L. d.; THRUN, M. D. Estudo fitossociológico do fragmento florestal da UTFPR no município de Medianeira-PR. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2018. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
SILVA, B. R. D. Um Aplicativo Para Dispositivos Móveis Como Ferramenta De Apoio As Atividades De Educação Ambiental Realizadas Com Crianças No Bosque Da UTFPR Campus Medianeira. jun. 2022. Tese (Doutorado) —
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, jun. 2022. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2023.
SILVA, C. C. S. C. D.; TEIXEIRA, C. M. D. S. O uso das Tecnologias na Educação:
os desafios frente à pandemia da covid-19 / The use of technologies in
education: the challenges facing the covid-19 pandemic. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 70070–70079, 2020. ISSN 25258761, 25258761. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
SILVA, L. S. D. O uso da gamificação aplicada em dispositivos móveis como ferramenta de apoio ao ensino ambiental no bosque da UTFPR Campus Medianeira. 2022. Tese (Doutorado) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2023.
SIMSAR, A. Young Children’s Ecological Footprint Awareness and Environmental Attitudes in Turkey. Child Indicators Research, v. 14, n. 4, p. 1387–1413, ago. 2021. ISSN 1874-897X, 1874-8988. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2023.
UNESCO. Educação para o desenvolvimento sustentável: um roteiro. [s.n.], 2021. ISBN 978-92-3-700020-5. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2023.
UTFPR, U. T. F. d. P. Campus promove Oficina de Grafite no Bosque da UTFPR, Campus promove Oficina de Grafite no Bosque da UTFPR. 2023. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2965-8128