AS TIC NA PÓS-GRADUAÇÃO: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE O DESAFIO DE REALIZAR AULAS REMOTAS

Fabrício Oliveira da Silva, Yarelis Karina Araque Vergara

Resumo


O artigo trata do uso das Tecnologias da Comunicação e Informação - TIC por professores da pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior do estado da Bahia. O estudo objetivou compreender como os professores da pós-graduação vivenciaram os desafios de desenvolver atividades remotas. A pesquisa fundamentou-se na base epistemológica da pesquisa qualitativa, pois primou em desvelar os sentidos encontrados nas informações, possibilitando caminhos interpretativos para entender e explorar os desafios que docentes da pós-graduação enfrentaram para fazer o uso das TIC em aulas remotas. Como dispositivo de recolha de informações foram utilizadas narrativas, visto que estas oferecem a oportunidade de revelar as identidades pessoais e profissionais que possibilitam conhecer experiências que professores produzem em determinado contexto de atuação profissional. De modo geral, o estudo possibilitou concluir que os professores apresentam domínio instrumental das TIC. Na pesquisa, foi possível identificar desafios enfrentados pelos professores nas aulas remotas, e como os professores se movimentaram para experienciar novas formas de trabalho e novos canais de comunicação.

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ISSN: 2965-8128