MODELAGEM MATEMÁTICA E O AVANÇO DO COVID – 19 NO BRASIL

Jeferson de Freitas Perez

Resumo


A Modelagem Matemática é uma metodologia de ensino que promove o estudo de situações reais nas aulas de Matemática e entendida pela BNCC como uma forma privilegiada da atividade matemática. Neste texto, discutimos o que entendemos por Modelagem Matemática e mostramos uma possibilidade de desenvolvimento de atividade em sala de aula, utilizando como temática o crescimento do número de casos da Covid – 19 no Brasil e o recurso da planilha eletrônica.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.

______. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.

KAISER, GabrieleModelling and modelling competencies in school. In:HAINES, Christopher et al. (Editores), Mathematical modelling: Education, engineering and economics (p. 110 – 119). Chichester: Horwood.

PEREZ, Jeferson de Freitas; PAULO, Rosa Monteiro. Modelagem Matemática: os desafios da primeira experiência. In: CONFERÊNCIA SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2009, Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. 1 CD-ROM.

PEREZ, J. F. O trabalho com Modelagem Matemática na sala de aula: o significado da pesquisa na perspectiva do aluno. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2010.

UOL. Coronavírus no Brasil. Veja o número de casos oficiais. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/16/coronavirus-no-brasil-veja-o-numero-de-casos-confirmados.htm. Acesso em: 16 mar. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2965-8128