RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO: ELEMENTOS DA TEORIA DE BAYES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Resumo
RESUMO
O presente trabalho trata-se de uma proposta de sequência didática para o ensino de probabilidade, Teorema de Bayes, para estudantes do Ensino Médio. O objetivo deste estudo é mostrar a importância de ensinar probabilidade para este nível de ensino visando aplicar os conceitos estudados em nossa vida cotidiana. Inicialmente, buscou-se realizar uma revisão de literatura a respeito da temática, por meio da correlação entre pesquisas acadêmicas e documentos curriculares nacionais. Além disso, os pressupostos teóricos considerados, no trabalho, foram os estudos de George Polya no tocante à metodologia de resolução de problemas. Apresentou-se algumas aplicações de probabilidade e principalmente como tratar a probabilidade dentro da sala de aula, por meio das três maneiras de mostrar a probabilidade: com uma questão do Enem no modelo tradicional, com o jogo de cartas Blackjack e com o jogo Franc-Carreau desenvolvido no software GeoGebra.
Palavras-Chave: Probabilidade. Blackjack. Franc-Carreau. Matemática no Ensino Médio. Sequência Didática para Matemática.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2965-8128