RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO: ELEMENTOS DA TEORIA DE BAYES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

João Victor Santana de Souza, Michel da Costa, Marcia Roberta dos Santos Pires da Silva, Jorge André da Silva Paiva

Resumo


RESUMO

 

O presente trabalho trata-se de uma proposta de sequência didática para o ensino de probabilidade, Teorema de Bayes, para estudantes do Ensino Médio. O objetivo deste estudo é mostrar a importância de ensinar probabilidade para este nível de ensino visando aplicar os conceitos estudados em nossa vida cotidiana. Inicialmente, buscou-se realizar uma revisão de literatura a respeito da temática, por meio da correlação entre pesquisas acadêmicas e documentos curriculares nacionais. Além disso, os pressupostos teóricos considerados, no trabalho, foram os estudos de George Polya no tocante à metodologia de resolução de problemas. Apresentou-se algumas aplicações de probabilidade e principalmente como tratar a probabilidade dentro da sala de aula, por meio das três maneiras de mostrar a probabilidade: com uma questão do Enem no modelo tradicional, com o jogo de cartas Blackjack e com o jogo Franc-Carreau desenvolvido no software GeoGebra.

 

Palavras-Chave: Probabilidade. Blackjack. Franc-Carreau. Matemática no Ensino Médio. Sequência Didática para Matemática.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2965-8128