OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Resumo
Este artigo aborda a possibilidades da implementação da Educação Híbrida nas escolas. Reflete-se sobre os diversos fatores que contribuem e também sobre os obstáculos que dificultam o uso adequado dessa metodologia no processo educacional. O objetivo deste artigo é lançar um olhar sobre os caminhos a serem percorridos e sobre os desafios a serem superados para que o Ensino Híbrido promova a aprendizagem significativa. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Inicia-se com a abordagem do desenvolvimento tecnológico; contextualiza-se a inserção das ferramentas tecnológicas no processo educacional; conceitua-se a Educação Híbrida; discorre-se sobre os aspectos mais relevantes da implementação dessa metodologia. Os resultados desta pesquisa apontam, sobretudo: que o advento do desenvolvimento tecnológico trouxe novos anseios ao aluno nativo digital, assim como novas exigências para o mercado de trabalho e, principalmente, um novo olhar e novas perspectivas para a educação; que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) devem ser inseridas no processo educacional como ferramentas didáticas; que o isolamento social trazido pela pandemia da Covid-19 acelerou a necessidade da atualização das metodologias educacionais e da reformulação da sala de aula; que o Ensino Híbrido trouxe a resposta adequada para essas questões, se firmando como uma das tendências educacionais mais importantes do século XXI; que a efetiva implementação da Educação Híbrida perpassa por diferentes caminhos e por diversos desafios para que consiga atingir o seu objetivo maior que é a aprendizagem significativa.
Texto completo:
PDFReferências
BACICH, L.; TANZI NETO, A.e TREVISANI, F. de M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BACICH, Lilian & MORAN, José. (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Publicação eletrônica (e-PUB) disponível em https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias- Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em 5 set 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 7 de set. 2021.
FALCÃO, Dênia. MORAN, José Manuel. Metodologias ativas em modelos híbridos. CURSOS PEIn- Práticas Educacionais Inovadoras Professores: Dênia Falcão e José Moran Publicado: 1º sem/2021 - CC BY.
ENSINOS HÍBRIDOS NA PRÁTICA–FDT-LAB Disponível em Acesso em 04/10/2021
HORN, Michael B. & STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 27-45. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2021/01/educa%C3%A7%C3%A3o_h%C3%ADbrida.pdf. Acesso em 7 set 2021.
RIBEIRO, Jean. Ensino Híbrido: o que é e como implementar na escola. Par. Tecnologia da Educação, 2021. Disponível em: https://www.somospar.com.br/ensino-hibrido/ . Acesso em 22 de set 2021.
VALENTE, José. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida.Curitiba: Editora UFPR, 2014, Educar em Revista, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04- 00079.pdf. Acesso em 7 set 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2965-8128