OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Elizabeth Magalhães de Oliveira, Ronaldo Battaglia Jayme, Nelson dos Santos Franco, Alex Gonçalves Colletes, Auriluci de Carvalho Figueiredo

Resumo


Este artigo aborda a possibilidades da implementação da Educação Híbrida nas escolas. Reflete-se sobre os diversos fatores que contribuem e também sobre os obstáculos que dificultam o uso adequado dessa metodologia no processo educacional. O objetivo deste artigo é lançar um olhar  sobre os caminhos a serem percorridos e sobre os desafios a serem superados para que o Ensino Híbrido promova a aprendizagem significativa. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Inicia-se com a abordagem do desenvolvimento tecnológico; contextualiza-se a inserção das ferramentas tecnológicas no processo educacional; conceitua-se a Educação Híbrida; discorre-se sobre os aspectos mais relevantes da implementação dessa metodologia. Os resultados desta pesquisa apontam, sobretudo: que o advento do desenvolvimento tecnológico trouxe novos anseios ao aluno nativo digital, assim como novas exigências para o mercado de trabalho e, principalmente, um novo olhar e novas perspectivas para a educação; que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) devem ser inseridas no processo educacional como ferramentas didáticas; que o isolamento social trazido pela pandemia da Covid-19 acelerou a necessidade da atualização das metodologias educacionais e da reformulação da sala de aula; que o Ensino Híbrido trouxe a resposta adequada para essas questões, se firmando como uma das tendências educacionais mais importantes do século XXI; que a efetiva implementação da Educação Híbrida perpassa por diferentes caminhos e por diversos desafios para que consiga atingir o seu objetivo maior que é a aprendizagem significativa.


Texto completo:

PDF

Referências


BACICH, L.; TANZI NETO, A.e TREVISANI, F. de M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BACICH, Lilian & MORAN, José. (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Publicação eletrônica (e-PUB) disponível em https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias- Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em 5 set 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 7 de set. 2021.

FALCÃO, Dênia. MORAN, José Manuel. Metodologias ativas em modelos híbridos. CURSOS PEIn- Práticas Educacionais Inovadoras Professores: Dênia Falcão e José Moran Publicado: 1º sem/2021 - CC BY.

ENSINOS HÍBRIDOS NA PRÁTICA–FDT-LAB Disponível em Acesso em 04/10/2021

HORN, Michael B. & STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 27-45. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2021/01/educa%C3%A7%C3%A3o_h%C3%ADbrida.pdf. Acesso em 7 set 2021.

RIBEIRO, Jean. Ensino Híbrido: o que é e como implementar na escola. Par. Tecnologia da Educação, 2021. Disponível em: https://www.somospar.com.br/ensino-hibrido/ . Acesso em 22 de set 2021.

VALENTE, José. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida.Curitiba: Editora UFPR, 2014, Educar em Revista, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04- 00079.pdf. Acesso em 7 set 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2965-8128