INCIDÊNCIAS DE LESÕES EM PROFESSORES DE ACADEMIA

Edson Gusmão, Gislaine Ferreira, Roberto Onety, Fabricio Madureira, Rodrigo Pereira da Silva, Emilson Colantonio, Claudio Scorcine

Resumo


OBJETIVO: Analisar as incidências de lesões em professores de academia e correlacionar com os indices de fadiga. MÉTODOS: A amostra foi constituída por 26 profissionais, sendo 11 homens e 15 mulheres. Todos responderam dois questionários, sendo um composto por 22 questões fechadas que envolviam o registro das frequências e locais de possíveis lesões e outro, Bipolar, que avaliou o estresse físico, constituído de 14 perguntas para diferentes momentos da jornada de trabalho. Para as comparações os voluntários foram divididos em professores que apresentavam algum tipo de lesão e os que nunca tiveram lesões resultantes da prática de exercícios. Análise estatística: o teste T de Student independente para as seguintes comparações: Horas de sono; indices de fadigas início, meio e final da jornada de trabalho, para os grupos lesão e sem lesão, dor e sem dor, professores que ministram aulas com esforços fisicos e sem esforços fisicos. Para a comparação entre os momentos inicio, meio e final de aula foi utilizado o teste T de Student para amostras dependentes. RESULTADOS: Os dados demonstraram um alto índice de lesão e dor nos profissionais de Educação Física, além de um aumento significativo no cansaço desses profissionais no meio e final de sua jornada de trabalho. CONCLUSÕES: 32% da amostra apresentou algum tipo de lesão relacionado às aulas ministradas e 70% sentem dor enquanto ministram aulas.
PALAVRAS-CHAVE: Lesões. Educação Física. Professores.

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ISSN - 2525-5827