TIREOIDOPATIAS NA GESTAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Giovanna Raposo Quieregatto Pinto, Giulia Bertolini Prado, Juliana Gonçalves Pavan, Leonardo Perejo Cavalcante, Letícia Venturino Alves, Vitória de Sousa Santos, Eliane Marta Quinones, Christiane Nicolau Coimbra, Ricardo Diniz, Paulo Henrique Maccagnan

Resumo


Ocorrem, durante a gravidez, alterações naturais da função tireoidiana necessárias para a gestação. Porém, quando há a presença de distúrbios tireoidianos não fisiológicos, decorrem diversas complicações tanto para a mulher quanto para o feto. O artigo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica da literatura médico-científica. Tendo como bases de dados o PubMed, MedLine, Cochrane e Scielo. Os artigos utilizados não tiveram delimitação de data e a sua maioria foram na língua inglesa e outros na língua portuguesa. Os artigos elegidos indicam que durante a gestação normal os valores dos hormônios da tireoide aumentam na sua fração total e os valores de tireoglobulina acompanham o aumento da glândula. Além disso, uma pequena quantidade de hormônio tireoidiano materno é transferido para o feto, tendo um papel fundamental no seu neurodesenvolvimento. Foi observado que os quadros clínicos das tireoidopatias são muito semelhantes aos sintomas de uma mulher grávida sem doença. Dentre as doenças da glândula tireoide observadas nos estudos, o hipotireoidismo é a alteração endócrina mais comum; sendo a causa autoimune a mais frequente. Quando relacionadas a hipertireoidismo, ocorre por indução da gonadotrofina coriônica (HCG), nódulos com função autônoma, e principalmente pela Doença de Graves. Na gestação, os nódulos de tireoide podem ocorrer na maioria das vezes de caráter benigno e não-funcionantes. As drogas antitireoidianas que atravessam a barreira placentária são propiltiouracil e metimazol (sendo o último menos indicado devido a possibilidade de interferência no desenvolvimento embrionário). Quando o diagnóstico é feito durante a gestação deve-se fazer o tratamento imediato, já que quanto mais precoce o tratamento, menor é o risco de complicações e mortalidade materna-fetal.
As tireoidopatias na gestação configuram doenças de grandes repercussões para o binômio mãe-bebê, sendo tema que deve ser exposto nas discussões clínicas.
Palavras-chave: Tireoidopatia; Gravidez; Glândula tireóide; Hormônios da tireóide; Hipotireoidismo; Hipertireoidismo

Texto completo:

PDF


ISSN - 2525-5827