PRECIFICAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA: Uma aplicação prática do método do markup

Higor Luiz Santos Lima da Silva, Diego Silva Souza

Resumo


O objetivo deste trabalho é compreender a precificação pela técnica da taxa de marcação. Com isso propõe-se uma reflexão para empresas e acadêmicos de gestão e negócios: como uma empresa do comércio pode precificar suas mercadorias a fim de garantir que todos os seus gastos operacionais sejam custeados e ainda haja um lucro? Partindo-se deste ponto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para formação do aporte teórico e assim sintetizar os tipos de gastos empresariais e os componentes do preço de venda. Feito isso, procedeu-se a análise hipotética para aplicação da técnica do markup na precificação de mercadorias de uma entidade do comércio varejista de rações animal. Dessa maneira, com os dados analisados formou-se um preço de venda como sugestão que ao fim foi plenamente aceito, dada a situação de exclusividade da empresa em estudo no mercado.

Palavras-chave


Markup. Prática. Precificação. Varejo.

Texto completo:

PDF


ISSN: 2526-0669