O LABOR DO GESTOR ESCOLAR NO EMPENHO DO TRABALHO DOCENTE DECENTE, RESPONSABILIDADES PEDAGÓGICAS, PATRIMONIAIS E ADMINISTRATIVAS: ATRIBUIÇÕES COMPLEMENTARES OU ANTAGÔNICAS?
Resumo
Este artigo aborda o exercício do gestor escolar frente aos desafios e o antagonismo vivenciado pelos diretores e vice-diretores da rede estadual de educação da Bahia, no processo de trabalho, refletindo sobre o acumulo de papeis que o Estado propõe baseado nos interesses hegemônicos. Ainda o artigo tem a intenção de levar o entendimento sobre a mudança laboral abrupta: de professor para gestor escolar, e, torna-se relevante compreender a dimensão do trabalho, frente às múltiplas e antagônicas atribuições do seu cargo para além do papel burocrático, mas de constantes e relevantes interações com o corpo docente para uma gestão harmoniosa e exequível. Ademais, o artigo busca provocar inquietações e múltiplos olhares partindo do ambiente de trabalho e as condições deste trabalho.
Palavras-chave
gestor escolar; ambiente de trabalho; condições de trabalho.