DIVERSIDADE NA ESCOLA: ESCOLA REFLEXIVA E A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR

Elaide Aparecida Bertolucci Fernandes, Ezequiel de Oliveira

Resumo


A diversidade na escola: escola reflexiva e a subjetividade do professor. O objetivo deste trabalho foi conhecer teoricamente sobre a diversidade na escola e as contribuições do movimento da escola reflexiva para a subjetividade do professor. A metodologia escolhida para realizar esse trabalho foi à revisão de literatura, que tem por objetivo fundamentar seu conhecimento em livros, artigos, dissertações e teses. Este tipo de pesquisa tem por finalidade oferecer ao pesquisador o contato com o material já produzido por outros autores em épocas diversas que respeitam o tema. De caráter qualitativo ela permite que os fenômenos possam ser mais bem compreendidos no contexto que ocorreu, permitindo o processo da análise em uma perspectiva integrada. De fato, a diversidade por muito tempo foi considerada algo que sempre fez com que alguns docentes até mesmo desistissem da profissão por ter em sua construção subjetiva uma experiência escolar tradicional e tecnicista, onde todos devem receber um tipo de conhecimento que não pode ser questionado ou muito menos criticado. Ao olhar para a ideia de uma escola reflexiva, pode-se entender que as ações do professor como educador também são modeladas por sua subjetividade.

Palavras-chave


diversidade, escola reflexiva, subjetividade, professor

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ISSN - 2447-8377 -