RECURSOS LÚDICOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
A presente pesquisa originou-se da questão: “O que (des)motiva os alunos a irem à escola?”, por meio da metodologia do estudo de caso, buscou-se uma experiência bem-sucedida em que desvelassem algumas importantes variáveis que faz com que os alunos tenham vontade de aprender e os processos de ensino e de aprendizagem tornam-se ao mesmo tempo motivador, desafiador e divertido. Objetivo geral dessa pesquisa é compreender como os docentes que atuam na da educação fundamental obtém resultados na aprendizagem das crianças, também chamando atenção á forma com que os alunos são ensinados, avaliados, com quais instrumentos que o professor realiza suas aulas. Por meio de observações “in loco” e utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento metodológico revelam que a professora que foi sujeito dessa investigação indica algumas possibilidades para que os alunos consigam aprender nas diferentes disciplinas, inclusive em matemática, onde muitas pesquisas indicam que há um grande problema em motivar os alunos nesse componente. O uso de materiais manipulativos, considerações acerca da aprendizagem significativa e valorização do potencial dos educandos são aspectos que já demonstram possibilidades em responder à questão motivada.
Palavras-chave: Lúdico. Brincadeira. Jogos. Ambiente escolar. Práticas docentes. Ensino fundamental.
Palavras-chave: Lúdico. Brincadeira. Jogos. Ambiente escolar. Práticas docentes. Ensino fundamental.
Palavras-chave
Lúdico. Brincadeira. Jogos. Ambiente escolar. Práticas docentes. Ensino fundamental.