METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO

Saulo Coelho Locatelli, Laysa de Souza Fraga

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar a realidade da nova proposta para o Novo Ensino Médio desenvolvido pelo Ministério da Educação, da área de conhecimento de Ciências da Natureza, com tentativa de propor novas possibilidades de cativar a busca pelo conhecimento dos educandos por meio das metodologias ativas que podem ser empregadas pelos professores, para atender as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em diversos cenários de ensino e situações-problemas que os alunos possam enfrentar na área de conhecimento de Ciências da Natureza. Esta pesquisa envolve a revisão bibliográfica em anais, livros digitais, artigos científicos, dissertação de mestrado e livros físicos sobre as metodologias ativas aplicadas a área de conhecimento da Ciência da Natureza e áreas afins. Este trabalho destina-se a abordar novas possibilidades e ampliação dos recursos didáticos e metodológicos aos professores para desenvolver a educação e a tecnologia nas salas de aula, trazendo resultados positivos aos alunos e a escola, com a finalidade de reduzir a evasão escolar nos anos finais do Novo Ensino Médio e a preparação para o mercado de trabalho.

Palavras-chave


Educação. Ciências da Natureza. Metodologias Ativas.

Texto completo:

PDF


ISSN - 2447-8377 -