MONITORIA ACADÊMICA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Renata Fernandes de Matos

Resumo


A monitoria acadêmica é um recurso pedagógico utilizado em auxílio ao ensino na graduação, construída com base na parceria estabelecida entre professores e monitores, tendo como resultado o melhor desempenho do processo de ensino-aprendizagem. Diante da relevância desse tema, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar as características da monitoria segundo a percepção de professores de Ciências Biológicas. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo qualitativa, na qual foram entrevistados nove professores de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma das unidades do interior da Universidade Estadual do Ceará. A coleta dos dados se deu com base na aplicação de questionários, ocorrendo sua análise com base na estatística descritiva. Pelos resultados pode-se identificar que a monitoria acadêmica é considerada uma atividade de grande relevância dentro do curso, estando presente nas disciplinas da maioria dos professores entrevistados. Os alunos tem recebido como auxílio principalmente um suporte para o esclarecimento de dúvidas, gerando como benefícios a melhoria do aprendizado e do rendimento nas avaliações. Contudo, fatores como o maior incentivo aos alunos e o maior investimento nas ações são pontos ainda a serem trabalhados. Conclui-se com isto que a monitoria é uma atividade vantajosa para o ensino-aprendizagem na ciências biológicas, existindo ainda campos a serem melhorados para o seu fortalecimento.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem. Ciências Biológicas. Estratégias pedagógicas.

Texto completo:

PDF


ISSN - 2447-8377 -