DA SISTEMÁTICA À CRISE SANITÁRIA: READEQUAÇÃO DE PROCESSOS E PROTOCOLOS PARA ELUDIR A CRISE FINANCEIRA

Beatriz Vieira Silva, Luiz Henrique da Silva Gomes, Ricardo Carvalho de Macedo Junior, Sthefany Freitas da Costa

Resumo


Devido à pandemia do Novo Coronavírus, muitas inovações foram inseridas dentro da sociedade como forma de adaptação à nova realidade. Tanto para a vida cotidiana, quanto para os negócios, o que já era uma ferramenta utilizada dentro das organizações, se tornou a saída possível para manter as empresas no mercado e trazer novas possibilidades de desenvolvimento. No comércio exterior não foi diferente, com as restrições criadas para mantermos a saúde humana, o contato começou a ser algo mais restrito, e para manter suas atividades e não paralisar totalmente os processos dentro das negociações internacionais, por meio da internet e suas aplicações, foram feitas adaptações para a realização de alguns procedimentos, como liberação de documentos via digital. A empresa Rhadar Logística que se trata de uma empresa sediada na cidade de Santos, passou por algumas alterações necessárias, para manter-se no mercado e se adequar aos novos desafios cotidianos, seguindo alguns protocolos e assim protegendo a saúde de seus funcionários e também, atendendo as necessidades de seus clientes. De acordo com as alterações foram criados procedimentos dentro da sistemática de importação e exportação, que trata de todo o processo de entrada e saída de mercadorias, bens e serviços de um território aduaneiro, e todos os procedimentos que são necessários ser realizados para as negociações, tanto na importação, quanto na exportação, abrindo um leque para que empresas continuassem a desenvolver seus trabalhos de forma eficaz e também a movimentar os mercados internos e externos, contribuindo para que o país não obtivesse danos maiores.

 

Palavras-Chave: Coronavírus; Comércio Exterior; Sistemática; Importação e Exportação. 

 


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