Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, Vol. 3, No 5 (2018)

O INGRESSO DE ESTUDANTES DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Daniela da Conceição Lino Barbosa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo identificar possíveis dificuldades de acesso e permanência de estudantes do sistema público de ensino fundamental na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Assim, foi realizado um estudo de caso no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus I, no intuito de investigar o processo de implantação da Lei de cotas na instituição. Os resultados encontrados demonstram que a aplicação do sistema de cotas tem sido positiva, ou seja, o acesso de estudantes vindos de escolas públicas está sendo garantido. Todavia, a permanência desses estudantes requer atenção, tendo em vista que, muitos deles possuem dificuldades socioeconômicas e precisam de um apoio maior por parte da instituição.

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