Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, Vol. 3, No 5 (2018)

O FAZER DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RUSSAS-CE

Francisco Marcio Xavier, Francisco Wagner de Sousa Paula, Fátima Aurilane de Aguiar Lira Araripe, Germana Costa Paixão, Jones Baroni Ferreira Menezes

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar a prática docente nas escolas públicas estaduais do município de Russas/Ce. A pesquisa foi realizada de modo quantitativa e qualitativa com método descritivo, tendo sido realizado em forma de questionário com questões objetivas. A pesquisa contou com 62 professores, dos quais 66,1% possuem pós-graduação latu ou stricto sensu. Sobre as estratégias metodológicas utilizadas em sala de aula, as três mais citadas foram a aulas expositivas (100%), aulas práticas (66,1%) e os jogos didáticos (20,1%). Dentre os recursos utilizados temos unanimidade do uso do livro didático, o Datashow (54,8%), revistas/jornais (19,4%) e DVD e vídeo (17,7%). Foi possível também elencar algumas dificuldades, dentre elas podemos destacar equipamentos insuficiente, infraestrutura limitada, formação acadêmica longe da realidade escolar, números elevados de alunos e cobrança da gestão sobre aulas dinâmicas como forma de enrolar aulas. Com embasamento da pesquisa realizada vemos que os professores possuem capacitação profissional e buscam a diversificação de metodologia e recursos didáticos, de modo a favorecer um melhor processo de ensino e aprendizagem.

Texto Completo: PDF