Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, Vol. 2, No 4 (2017)

CORPO APP NA ESCOLA: INADAPTABILIDADE DA PEDAGOGIA ANALÓGICA NO MUNDO DO SUJEITO ONLINE.

Thiago Alixandre da Cunha

Resumo


A noção de corpo mudou, a percepção está alterada pela velocidade do consumo de informações frente às telas e os hábitos cognitivos dos sujeitos estão comprometidos com as práticas no mundo online. Agora a intolerância, a ubiquidade, simultaneidade fazem parte da composição do sujeito pós moderno. A escola é um ambiente que enfrenta no seu cotidiano as mudanças geracionais, no entanto suas metodologias não se transformam na mesma velocidade que os hábitos perceptivos têm se transformado. A negação geracional entre professores e alunos e a falta de habilidade filosófica nas instituições para lidar com fenômenos da educação neste contexto são o objeto desta pesquisa / artigo. Tratar de modo filosófico a questão da inadaptabilidade da educação formal ao mundo digital e trazer para esta conversa autores que iluminem a problemática - de modo a delinear com mais clareza hipóteses que possam dar apoio ao enfrentamento destas questões - são o objetivo desta pesquisa / artigo. Entre tantos, dois autores foram eleitos para nos dar apoio epistemológico – Dany-Robert Dufour e Helena Katz. Os autores tangenciam por abordagens distintas o mesmo fenômeno, como veremos.

Palavras-chave: hábitos cognitivos, corpomídia, mundo online, escola, corpo app, filosofia da educação.

Texto Completo: PDF