Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, Vol. 3, No 4 (2017)

A FILOSOFIA DA EDUCAÇAO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELEMENTOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOCENTE

Carlos Antonio da Silva, Ezequiel de Oliveira, Ivalto Alves Freitas, Mariano Soltys, Rodrigo Aparecido Donizete Duarte

Resumo


O objetivo deste trabalho é investigar a contribuição da disciplina de Filosofia da Educação na formação de professores, ressaltando o valor desta disciplina na prática pedagógica. O referencial teórico da pesquisa traz as leituras de textos acadêmicos de comentadores, cujos nomes são referenciados para os estudos em Filosofia da Educação, especificamente os autores: Silvio Gallo em A Filosofia e seu Ensino: conceito e transversalidade (2006), Demerval Saviani em Educação: do senso comum à consciência filosófica (1996) e Maria Lúcia de Arruda Aranha em Filosofia da Educação (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, uma vez que esta se constitui de informações sobre livros artigos e demais trabalhos sobre determinados assuntos dentro de uma área do saber, contribuindo com informações para estudos. Consolidando, por fim, a premissa de que de fato existem contribuições teóricas e práticas da disciplina de Filosofia da Educação na formação de professores.

Palavras-chave: Filosofia da Educação. Formação. Professores.

Texto Completo: PDF