Ágor@ - Revista Acadêmica de Formação de Professores, Vol. 2, No 4 (2017)

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO: IDEOLOGIAS NA FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE

Juliana Janaína Nóbrega, João Vieira dos Santos, Nanci Lancha Novo

Resumo


Este artigo propõe-se a discutir a construção do sujeito professor no contexto histórico de final do século XX e início do atual, período caracterizado por mudanças significativas no âmbito da economia e que repercutiram nas demais esferas da vida social assentadas, em grande parte, no avanço da tecnologia e na difusão delas nas comunicações. Neste contexto foi criado e se expandiu o conceito de Sociedade do Conhecimento/SC, cujos fundamentos e implicações são discutidos neste trabalho, que ressalta o caráter ideológico do mesmo e os interesses a ele subjacentes, dentre eles aqueles que repercutiram/tem na área da educação. As obras de Alves e Batista, Newton Duarte, Marcos de S. Andrade, Marilena Chauí, Marx e Engels, István Meszaros, Antonio Nóvoa e Daniel Hamelini, dentre outros citados, constituíram o referencial teórico para o trabalho. Dialogando com o pensamento desses autores procurou-se refletir sobre os pressupostos da formação docente na atualidade.

Palavras-chave: Sociedade do conhecimento, ideologia, docentes.

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