UM NOVO PERCURSO DE TRABALHO: PERCEPÇÃO DO ALUNADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD UNIMONTES SOBRE A APLICAÇÃO DE NOVA METODOLOGIA DE ENSINO COM AULAS AO VIVO

Ronilson Ferreira Freitas, Betânia Maria Araújo Passos, Maria Ângela Lopes Dumont de Macêdo, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Fernando Guilherme Veloso Queiroz, Gustavo Souza Santos, Josiane Santos Brant Rocha

Resumo


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sob a atuação de seu Centro de Educação a Distância (CEAD), promoveu uma alteração metodológica na condução dos cursos de graduação a distância oferecidos. O novo modelo proporciona aulas ao vivo e gravadas ministradas por professores especializados – os docentes formadores – de cada disciplina e distribuídas a todos os polos, mantendo usual o atendimento de docentes tutores presenciais e a distância, entre outras mudanças pontuais em termos de avaliação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção do alunado dos cursos de graduação EaD Unimontes quanto à implantação desta nova metodologia de ensino com base em aulas ao vivo. Trata-se de um estudo quantitativo e de levantamento. O estudo contou com a participação do corpo discente dos 9 cursos de graduação a distância (Educação Física, Pedagogia, Ciências da Religião, Ciências Sociais, Letras Inglês, Letras Espanhol, Letras Português, Geografia e História) da Unimontes oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A amostra compreendeu 828 discentes que responderam a um questionário alocado no Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional, com o qual responderam a 20 questões acerca do modelo de ensino, sua viabilidade e experiência geral com o processo. Os resultados apontaram satisfação expressiva pelas modificações metodológicas promovidas, sinalizando um movimento de melhoramento continuado do processo de ensino-aprendizagem no que toca à percepção do aluno e a gestão educacional dos cursos à distância no âmbito da universidade.

Palavras-chave


EaD; Aula ao vivo; Metodologia.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020