PESQUISA EM LITERATURA E INTERDISCIPLINARIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EAD

Cristina Rothier Duarte, Girlene Marques Formiga, Marcia de Oliveira Alves

Resumo


A organização curricular do curso de Letras, modalidade a distância, do IFPB oferece os componentes Seminário Interdisciplinar I, II, III e IV, com o mister de que os docentes em formação inicial desenvolvam pesquisas que articulem as teorias trabalhadas na graduação com a vivência no ambiente escolar. Diante da importância que esses componentes apresentam para o desenvolvimento do pensamento crítico e da vocação investigativa que devem residir no professor, nesta pesquisa, dedicar-nos-emos a descrever, mediante um relato de experiência, como se desenvolvem notadamente os Seminários Interdisciplinares II e IV dedicados à área de Literatura. Como objetivos específicos, apresentaremos sua previsão no Projeto Pedagógico; indicaremos como esses componentes curriculares são apresentados para os graduandos; e refletiremos sobre sua contribuição para a formação do cursista da modalidade EaD. A metodologia empregada será descritiva-interpretativa de cunho qualitativo, em que, a partir do estudo do Projeto Pedagógico e da apresentação da disciplina no ambiente virtual de aprendizagem Plataforma Moodle apresentaremos o funcionamento do componente Seminário Interdisciplinar II e IV, bem como utilizaremos a descrição contextual e estrutural para o relato de experiência. Como resultado, é possível observar que, por meio dos Seminários Interdisciplinares, os graduandos são introduzidos no campo da pesquisa científica, uma vez que recebem, durante as orientações que precedem o produto final do componente os resultados da investigação instruções tanto no tocante aos aspectos conteudistas, quanto formais da pesquisa, bem como, após a pesquisa concluída, devem proceder com a apresentação em modalidade similar às comunicações orais tão frequentes em eventos acadêmicos.

Palavras-chave


Relato de experiência, Seminário Interdisciplinar, Literatura, EAD, IFPB.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1