EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO.

Dirléia Fanfa Sarmento, Jardelino Menegat, Mary Rangel

Resumo


As reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa teórica cuja temática investigativa é o direito à educação de qualidade (articulado ao direito à aprendizagem) e seus modos de efetivação em diferentes contextos. Neste texto fazemos um recorte no Projeto Pedagógico para a Educação a Distância de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária, compreendendo que a educação de qualidade pressupõe a existência de um ideário educativo, o qual se explicita por meio deste documento. A análise documental, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, teve por base as seguintes questões: a) Quais são os fundamentos, os princípios e as concepções que orientam o Projeto Pedagógico para a EaD, com vistas a oferta de uma educação de qualidade? b) O desenvolvimento de competências, por meio dos processos de ensino e aprendizagem, é contemplado no Projeto Pedagógico? Em caso afirmativo, quais são as perspectivas didático-pedagógicas sugeridas para efetivar o desenvolvimento das competências? Os resultados apontam o alinhamento institucional em termos documentais, em relação aos fundamentos, princípios e concepções. Apesar de serem explicitadas as perspectivas didático-pedagógicas a serem adotadas na EaD, a reflexão acerca do desenvolvimento de competências ainda é incipiente no Projeto analisado.

Palavras-chave


Educação de qualidade; Projeto Pedagógico; Competências; Educação a Distância.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020