INCLUSÃO DE CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA EM GRADUAÇÃO PRESENCIAL:PERCEPÇÃO DO ALUNADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIMONTES

Betânia Maria Araújo Passos, Maria Ângela Lopes Dumont de Macêdo, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Gustavo Souza Santos, Maria Aparecida Pereira Queiroz, Mônica Thaís Soares Macedo, Rogério Santos Brant, Josiane Santos Brant Rocha

Resumo


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de aperfeiçoamento à distância desde 2008, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD) e em cooperação com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), além da cartela de cursos presenciais tradicionalmente oferecidos. Na perspectiva de possibilidade de inclusão de carga horária parcial à distância nos cursos presenciais, o Departamento de Educação Física e do Desporto deliberou uma experiência na qual 20% da carga horária dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física dos campi da universidade no segundo semestre de 2016 em vias de otimização de seus processos e experimentação didático-pedagógica. Destarte esta experiência, este estudo objetivou analisar a percepção do alunado do curso de graduação presencial em Educação Física da Unimontes, considerando a experiência de inclusão de carga horária parcial em EaD, diante desta experiência, com a expectativa de depurar o nível de satisfação e avaliar oportunidades de melhoria e incremento. Trata-se de um estudo quantitativo e de levantamento. Compreendeu a população de análise, 47 discentes do curso presencial de Educação Física da Unimontes, alocados no campus sede em Montes Claros/MG e no campus de Januária/MG. Os estudantes de ambos os campi foram integrados a salas virtuais correspondentes às disciplinas eletivas para o segundo semestre de 2016, assessorados pela coordenação de curso e pela equipe multidisciplinar do CEAD/Unimontes. Para tanto, os estudantes participaram de treinamentos gerais para manuseio do ambiente virtual de aprendizagem e orientações específicas sobre os desdobramentos das atividades do curso nesta perspectiva, bem como seus docentes. Finalizadas as experiências à distância, os acadêmicos foram submetidos à pesquisa por meio de um questionário contendo 16 questões que investigavam a experiência com a sala virtual, com o processo de ensino à distância e o aproveitamento das disciplinas cursadas no período. Os resultados demonstraram satisfação pelo processo, no entanto, as dificuldades com a alteração da dinâmica de funcionamento habitual do curso gerou desconfortos que, por sua vez, podem ser minimizados com ações práticas.

Palavras-chave


EaD; Graduação; Carga-horária.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020