O CURSO DE GEOGRAFIA MEDIADO POR TECNOLOGIAS: Uma experiência da Universidade Estadual do Maranhão

Adriana Araujo Coelho, Aílson Barbosa da Silva

Resumo


O artigo apresenta a forma como foi implantado e estruturado o curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância na Universidade Estadual do Maranhão através do seu Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet). O Projeto Pedagógico do Curso foi elaborado e aprovado com o objetivo de nortear o fazer acadêmico do curso de Geografia Licenciatura a distância do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI). Considera-se relevante a oferta desse curso na modalidade a distância, já que busca atender uma população que não dispõe de tempo para frequentar uma sala de aula presencial. O curso atende a um público bastante expressivo, já que está sendo ofertado em 25 municípios do Estado do Maranhão com aproximadamente 40 alunos por sala. A grade curricular do curso, sobretudo, o primeiro módulo, apresenta disciplinas que são consideradas comuns e nos demais módulos estão sendo ofertadas disciplinas específicas. Para viabilização do planejamento das disciplinas o docente é encaminhado para participar das oficinas ofertadas no setor de Design Educacional, onde recebe as orientações necessárias para preparar os materiais a serem disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Palavras-chave


Educação a distância; Licenciatura em Geografia; Tecnologia.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020