FORMAÇÃO DE TUTORES PARA ATUAR NA DISCIPLINA DE LIBRAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO

Ricardo Shitsuka, Dorlivete Moreira Shitsuka

Resumo


RESUMO
Os ambientes virtuais permitem que ocorra a comunicação e interatividade. O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo de caso da formação de mão de obra a distância para a disciplina de LIBRAS para cursos de Licenciatura. Realiza-se um estudo de caso no qual se verifica o emprego de estratégias para realizar o preparo de tutores para disciplina LIBRAS. O caso foi escolhido em virtude do tempo relativamente curto de curso e o sucesso alcançado no preparo dos tutores. Foram utilizados vídeos, oficinas e o ambiente virtual Moodle, bem como uma boa seleção para o curso para formação de tutores por meio de educação a distância que facilitaram o estudo por parte dos alunos. O aprendizado nos ambientes virtuais mostra-se bastante dependente da qualidade do trabalho realizado pelos atores envolvidos nos processos educacionais e não somente das ferramentas.

Palavras-chave: Formação de mão de obra; Educação a distância; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Ensino de Línguas.

Palavras-chave


Formação de mão de obra; Educação a distância; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Ensino de Línguas.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020