A APRENDIZAGEM MEDIADA PELAS PLATAFORMAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Eduardo Henrique Oliveira da Silva

Resumo


Este artigo é um recorte ampliado do trabalho final do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância: tecnologias educacionais, oferecido pelo Instituto Federal do Paraná. Teve como objeto de estudo: a aprendizagem mediada pelas plataformas digitais eletronic-learning, blended-learning e mobile-learning na educação superior a distância no Brasil e no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 2006 a 2016. Assim, foi possível formular a seguinte indagação: quais as contribuições das plataformas digitais no processo de aprendiza-gem dos estudantes da educação superior a distância no período delimitado? Buscando res-ponder aquele questionamento, definiu-se como objetivo geral: analisar as contribuições das plataformas digitais no processo de aprendizagem dos alunos de educação superior a distância delimitado na investigação. Os objetivos específicos consistiram em: a) caracterizar as especi-ficidades das plataformas digitais eletronic-learning, blended-learning e mobile-learning na educação superior a distância; b) discutir as implicações didático-metodológicas das plata-formas digitais na aprendizagem de educação superior a distância. Assim, este artigo é de cunho teórico que privilegiou a abordagem qualitativa, na perspectiva exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos metodológicos foram realizados o levantamento bibliográfico e documental por intermédio das fontes primárias e secundárias concernentes ao objeto em es-tudo. Concluiu-se que as plataformas digitais medeiam a processo de aprendizagem, uma vez que se interpõe entre o aluno e o objeto do conhecimento, possibilitando o acesso, estudo, interações sociais entre os colegas e professores, interatividade do estudante com as tecnolo-gias e recursos midiáticos de imagem, som e texto, realização de tarefas individual ou coletiva, possibilitando a [re] elaboração dos conhecimentos físico ou social em estudos.

Palavras-chave


Aprendizagem mediada; Educação superior; Educação a distância; Plataformas digitais.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020