OS WEBMUSEUS E SUAS RESSONÂNCIAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE

Reinaldo Portal Domingo, Meire Assunção Araujo

Resumo


Estudo exploratório acerca da utilização pedagógica de webmuseus em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Problematiza-se as possibilidades museográficas na realidade on-line e suas ressonâncias nos processos educativos, através da análise do “Museu virtual de Intervenção Urbana” e do “Museu virtual da memória da República brasileira”. A aplicação de testes de usabilidade nesses webmuseus apontou que a expografia possui uma importância fundamental para os processos de aprendizagem, haja vista que por meio dela o visitante poderá apreender e reformular conteúdos inerentes às diferentes mostras. Nessa perspectiva, investiga-se em que sentido a utilização dos webmuseus contribui significativamente para a produção de saberes nas Artes Visuais em realidades formativas da Educação on-line.

Palavras-chave


Webmuseus. Ambiente virtual de aprendizagem. Educação on-line. Expografia.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020