FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: ALGUMAS REFLEXOES.

Okçana Battini, Sandra Regina Reis, Cyntia Simioni França

Resumo


O projeto de pesquisa “Professor seu lugar é aqui EAD: estudos mediados pelas tecnologias sobre a formação, trabalho e práticas pedagógicas no espaço escolar” busca contribuir com as discussões sobre o processo de formação de professores na educação a distância através de um levantamento sobre a visão dos alunos do curso de Pedagogia EAD de uma Universidade privada, no que diz respeito a sua formação, trabalho docente e práticas pedagógicas. Nesse sentido, torna-se essencial compreender as questões políticas e sociais que impactam diretamente no processo de construção e consolidação do ensino à distância, além de entender os instrumentos normativos que garantem as especificidades da formação dos professores, através do Decreto da Educação a Distância 5622/2005, dos Referenciais de Qualidade da Educação a Distância (2007) e das Diretrizes do Curso de Pedagogia (2006). Assim, devemos compreender a docência, independente da modalidade de formação (presencial ou a distância) como saberes articulados entre teoria e prática, tendo como eixo a pesquisa e a formação reflexiva do professor. A especificidade da formação de professores na modalidade a distância, fica a cargo da familiarização e domínio das tecnologias, como ferramentas que mediam o seu processo de formação.

Palavras-chave: formação de professores;educação a distância;pedagogia

Palavras-chave


formação inicial de professores; educação; formação continuada de professores

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020