DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0

João Batista Bottentuit Junior, Clara Pereira Coutinho

Resumo


Nesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-Learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses.

Palavras-chave


E-learning, E-learning 2.0, Web 2.0, Ensino a Distância

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020