UAB: AVANÇOS E DESAFIOS NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES.

Aline Fornari Dalfovo, Everton Coimbra Araújo, Shiderlene Vieira Almeida, Cesar Alfredo Cardoso

Resumo


A Educação a Distância é uma modalidade de ensino em que é essencial a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação entre alunos e professores, que estão separados fisicamente ou geograficamente. O presente artigo tem como objeto de estudo os avanços e os desafios encontrados na percepção dos docentes que lecionam na EaD. O objetivo é o de identificar os pontos positivos e os aspectos que precisam ser melhorados na modalidade de ensino a distância, conforme a concepção de um determinado grupo de docentes, que utiliza o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE, para atividades educacionais no sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil). Fundamentada em uma pesquisa qualitativa e quantitativa e por meio da aplicação de um questionário, realizou-se uma análise das vantagens e dos desafios elencados pelos professores. Os resultados apontam a importância da percepção dos docentes, pelo fato identificarem os fatores positivos que facilitam a interação e a aprendizagem dos estudantes e os fatores que podem vir a dificultar o ensino que pode refletir na melhoria da qualidade de ensino.

Palavras-chave


Tecnologia; Moodle; EaD

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020