ENSINAR COM TECNOLOGIA,PEDAGOGIA E CONTEÚDO

Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Sampaio, Clara Pereira Coutinho

Resumo


Quando pensamos no ensino lembramo-nos, sempre, da componente científica dos professores, por vezes, da pedagógica, mas fica com bastante frequência esquecida a tecnológica. No entanto, vivemos numa era em que a sociedade exige uma visão tecnológica sobre o mundo. Os professores já não podem responder aos desafios da educação apenas com um conhecimento científico-pedagógico, torna-se imprescindível a desenvoltura de um conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK). Abordam-se alguns dos problemas associados à aplicação da tecnologia ao ensino, considerando-se a existência de uma desarmonia entre as visões da ideologia da integração da tecnologia e o modo como efetivamente a maioria dos professores a utilizam e refletindo-se sobre a necessidade de uma formação contínua de docentes. Nesta formação de professores sobre ferramentas tecnológicas ignora-se comummente a variação inerente das diferentes formas de conhecimento disciplinar, bem como os tipos de estratégias pedagógicas que são mais apropriados para o ensino de cada conteúdo, mas considerando o desenvolvimento do TPACK a formação contínua de docentes deverá ser organizada de acordo com cada área/conteúdo.

Palavras-chave


TPACK; tecnologia; pedagogia; conteúdo

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020