OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: USO DE JOGOS EDUCACIONAIS NO ESTILO RPG (ROLE-PLAYING GAMES) DIGITAIS

Cynthia de Fátima Martins Araújo, Euripia Basílio Simon

Resumo


Este artigo apresenta uma análise sobre a viabilidade de uso de jogos educacionais do tipo Role-Playing Games (RPG) digital, como técnica mediadora do ensino-aprendizagem na educação a distância (EaD). Para tanto, foi realizada uma Pesquisa Empírica Exploratória Quantitativa. Constatou-se que a base dos jogos educativos no estilo RPG é a criatividade, a socialização, a cooperação, a interatividade e a interdisciplinaridade, motivos pelos quais já estão sendo usados pedagogicamente na Educação Básica. No Ensino Superior se inserem na Didática e Prática de Ensino das Licenciaturas. Já na EaD, pode-se inferir que se trata de um tema novo e de uso incipiente. Apesar disto, alguns pesquisadores apostam na viabilidade de utilização das técnicas destes jogos como estímulo à aprendizagem, podendo contribuir com a diminuição da evasão de alunos e até com a redução de custos em programas de EaD.
Palavras-chave: Educação, interatividade, EaD e RPG digital.

Palavras-chave


Educação; interatividade;EaD; RPG digital.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020