POR UMA EFETIVA “AÇÃO DOCENTE NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR”: APONTAMENTOS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.

Luciano Luz Gonzaga, Liana Pereira Borba dos Santos, Andrea Velloso da Silveira Praça, Denise Rocha Corrêa Lannes

Resumo


Este trabalho teve por objetivo estabelecer um espaço de reflexão sobre a participação efetiva dos docentes-cursistas nas tomadas de decisões pertinentes aos espaços escolares, estabelecendo os indicativos necessários para uma prática de gestão participativa comprometida com a democracia e a elaboração de estratégias de ação-intervenção deste profissional ao longo da realização da disciplina “Ação Docente na Organização Escolar”, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ. A experiência da disciplina contribuiu para a construção de um olhar diferenciado sobre o universo escolar, especialmente no que diz respeito à compreensão do papel social e operacional do docente como coparticipante da gestão democrática.

Palavras-chave


educação continuada; educação a distância; formação de professores

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020