A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Alan Henrique Pardo de Carvalho, Ivan Teodoro Costa

Resumo


Um dos fatores preponderantes para a aceitação da World Wide Web entre a comunidade de usuários da Internet, resultando no grande crescimento que pode ser constatado nos últimos dez anos, é a facilidade de localização de informações proporcionada pela organização dos documentos em páginas ligadas por hipertexto e por hipermídia no que se chama comumente de navegação. Ainda que a navegação seja algo relativamente simples para um usuário de computador, a experiência do usuário pode ser mais facilitada se forem seguidos princípios de usabilidade durante a fase de projeto dos web sites e isso não se aplica apenas aqueles voltados a fins comerciais, mas também aos educacionais, contribuindo para um melhor aprendizado por parte dos alunos de cursos à distância. Este trabalho traz uma introdução ao conceito de usabilidade, mostrando suas origens e normas reguladoras internacionais, bem como as vantagens para as equipes de desenvolvimento de web sites ao recorrer à usabilidade. Aborda uma série de heurísticas (práticas) que podem ser adotadas para facilitar a experiência de navegação do usuário e se aprofundar em aspectos de usabilidade ligados especificamente a sites de e-learning. Apresenta uma experiência de adoção de princípios de usabilidade em um site de Educação a Distância voltado ao aprendizado de Matemática e conclui mostrando que, ainda que haja diversos estudos sobre a usabilidade na esfera comercial, nos sites de Educação a Distância ainda há muito que ser feito, embora os primeiros passos já tenham sido dados.

Palavras-chave


Web; usabilidade; interface; educação à distância; e-learning

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020