AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Adriana Duarte Schuenher, Antonia Custódio de Lima, Claudete do Nascimento Ferreira Andrade, Gaspar Ferreira do Nascimento, Maria das Graças Santiago da Costa, Luciene Nascimento Mignella

Resumo


Avaliação da aprendizagem é um tema pertinente nas atuais discussões pedagógicas. A realidade dos tempos atuais nos mostra uma sociedade em constante mutação, diversificada e globalizada. Vivemos a era da informação e as pessoas acompanham ou sofrem as influências de tais movimentos. O presente trabalho aborda a temática da avaliação da aprendizagem sob o enfoque emancipatório, com vistas a uma mudança significativa na prática educativa. A situação vivida hoje no sistema escolar é muito problemática e tem profundas raízes. Este não é um problema de apenas uma disciplina, curso, série, ou escola, mas, sim, de todo o sistema educacional inserido em um sistema social que impõe certas práticas. A era em que vivemos exige uma ressiginificação das práticas educativas, voltando-se à formação e educação de novos sujeitos. Quando falamos em novos sujeitos, os queremos críticos, conscientes e autônomos significando que devemos realizar a avaliação voltada para o futuro que pretende transformar, a partir da crítica, do autoconhecimento, da autonomia para tomar decisões conscientes, levando o educando a descrever sua própria caminhada e a criar suas próprias alternativas de ação. Nessa perspectiva, temos o objetivo de refletir sobre a avaliação como prática de investigação analisando se esta prática é realmente possível, assim como compreender as diversas concepções sobre essa temática e identificar as funções e os recursos para a avaliação da aprendizagem na compreensão da avaliação como prática de investigação. Transformar a prática avaliativa significa questionar a educação desde as suas concepções, seus fundamentos, sua organização, suas normas burocráticas. Significa redefinição de conteúdos, mudanças conceituais das funções docentes, entre outras.

Palavras-chave


aprendizagem; educandos; investigação; funções; recursos; docentes; conhecimento.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1