APRENDENDO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Glenda Tharciana Felix de Oliveira, Janice Rodrigues de Souza, Maria Adeny da Silva Lopes, Maria Dilma da Chaga, Maria do Carmo Silva dos Santos, Olivia Maria Gomes de Camargo

Resumo


O presente trabalho monográfico enfoca o tema aprendendo matemática na Educação Infantil. O interesse pelo tema surgiu pela sua importância e necessidade de se trabalhar matemática no cotidiano das crianças pequenas de 01 a 03 anos no CEI (Centro de Educação Infantil). A questão do ensino da matemática para crianças de 01 a 03 anos é assunto que vem se discutindo nas unidades do centro de Educação Infantil entre os profissionais e outros curiosos preocupados com a formação das crianças. A referente pesquisa tem como objetivo apresentar situações significativas que dinamize a estruturação do espaço. O trabalho está disposto em dois capítulos, destacando-se aspectos teóricos que são essenciais para a educação; só existirá uma educação de qualidade quando estes aspectos forem valorizados. Esta monografia foi estruturada a partir de pesquisas bibliográficas que foram definidas no Projeto de Pesquisa, tais como: fichamentos e leitura dos livros com análise criteriosa sobre o assunto em questão. Apresentamos, discutimos e analisamos os livros que servem de sugestões para um estudo futuro e permite o desenvolvimento das capacidades e habilidades da criança. Para fundamentar a pesquisa foram realizados estudos com os autores Pozo (1998), Dante (1996), Lester (1983), Kishismoto (2000), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Piaget (1998) e outros autores entendidos no assunto.

Palavras-chave


Aprendendo matemática; Educação infantil; Crianças; Formação.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020