JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bianca Cristina Barbosa Mateus, Cláudia Mendonça da Rosa, Thais Batista Mangueira Moura

Resumo


Através da brincadeira, a criança se expressa sobre como vê o mundo e aprende. O presente trabalho pretende demonstrar que, ao longo do tempo, os jogos e as brincadeiras na infância têm exercido influência no aprendizado, sendo possível afirmar que são agentes de mudança. Através de revisão da literatura, são apresentados aspectos da história dos jogos infantis, as contribuições ao assunto dos grandes mestres da Pedagogia, assim como a ascendência cultural dos jogos infantis brasileiros. Conotações que demonstram a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil são abordadas. Além disto, considerações sobre a infância e o brincar, as relações entre a criança, o brinquedo e o adulto são também inseridos no contexto deste trabalho. Observou-se que o ensino na infância é enriquecido com o auxílio de concepções psicológicas e pedagógicas, que reconhecem o papel dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento e na construção do conhecimento infantil. Assim, é importante a aplicação dos mesmos, pois propiciam à criança oportunidade de aprendizado prazeroso e ao adulto uma formação enriquecida e doces lembranças de sua infância.

Palavras-chave


Brincadeiras; Jogos; Educação infantil.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1