EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE DOCENTES QUE ATUAM NA TUTORIA DE CURSOS SUPERIORES

Michel da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angelica Fontoura Garcia Silva, Elisabeth dos Santos Tavares

Resumo


 A presente investigação é parte de uma pesquisa em desenvolvimento em nível de doutorado intitulada “Letramento Estatístico na Formação de Professores do Ensino Superior”, inserida na linha de pesquisa “Formação de Professores” de uma Instituição de Ensino Superior privada, cujo Campi localiza-se na capital do Estado de São Paulo. Os objetivos foram investigar questões acerca do conhecimento profissional dos docentes e suas práticas pedagógicas envolvendo conceitos da estatística, letramento estatístico e uso de projetos estatísticos como aprendizagem, sendo os participantes os cursistas de um curso de extensão universitária em serviço, realizada por docentes que exercem a função de tutoria em distintas áreas do conhecimento, tais docentes são pertencentes ao quadro de uma instituição privada de ensino superior localizada no Estado do Paraná.  A formação continuada possibilitou ampliação dos conhecimentos relacionados ao letramento estatístico em diversas categorias definidas por Shulman como necessárias ao professor.

 


Palavras-chave


Ensino, educação a distância, EAD,

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020