Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Higei@ - Revista Científica de Saúde?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
- Originalidade
- Aspectos éticos
- Autoria
- Políticas editoriais

PREPARAÇÃO DO ARTIGO

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO





NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Originalidade
Ao submeter o manuscrito, os autores assumem a responsabilidade do trabalho não ter sido previamente publicado nem estar sendo analisado por outra revista.

Aspectos éticos
Os artigos originais e os relatos de caso devem necessariamente ter seguido os princípios éticos contidos na Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde e ter passado pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem, devendo este fato ser referido claramente na descrição da metodologia.

Se pertinente, informar que foi obtido consentimento livre e esclarecido de todos os participantes adultos ou, no caso de menores, de seus representantes legais.

Em caso de estudo experimental com animais, informar que a manutenção e o cuidado aos animais segue as diretrizes da instituição ou do país para o uso de animais em pesquisa.

Autoria
Cada pessoa consignada como autor deve ter participado efetivamente do trabalho e assumir a responsabilidade pública pela parte do artigo com a qual contribuiu.
O documento submetido deve ter sido cuidadosamente lido por todos os autores, que devem concordar com o seu conteúdo.
Sobre direitos autorais, ver o ítem especial Declaração de Direito Autoral.

Políticas editoriais
Os autores são convidados a consultar as Políticas da Revista Científica de Saúde Higéi@, no menu SOBRE, para informar-se sobre foco e escopo da Revista, processo de avaliação por pares, declaração de conflito de interesses e as outras políticas editoriais.


PREPARAÇÃO DO ARTIGO

• Solicita-se gentilmente aos autores que sigam cuidadosamente todas as instruções para preparação do artigo. Somente serão encaminhados aos revisores (avaliadores) os manuscritos que estejam rigorosamente de acordo com as normas especificadas.

• Os artigos podem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol, sendo que o estilo deve ser claro e conciso.

• Os originais devem ser digitados em formato Word (Microsoft Office), em página tamanho A4, configurada com espaço duplo, margens laterais de 2,5 cm, fonte Arial 11 ou Times New Roman 12.

• Usar a tecla de tabulação ou a formatação automática para criar recuo no início dos parágrafos, e não a tecla de espaço.

• As páginas devem ser numeradas, iniciando na página de rosto como página 1.

• O tamanho de cada documento não deve ultrapassar 2 MB.

• A ordem é a seguinte para todos os manuscritos: PÁGINA DE ROSTO, RESUMO, DESCRITORES, ABSTRACT, KEY WORDS, TEXTO, AGRADECIMENTOS (se houver), REFERÊNCIAS, TABELAS, FIGURAS. Ver abaixo detalhes sobre a preparação de cada um desses elementos, em "ELEMENTOS TEXTUAIS".

• As unidades de medida devem seguir o Sistema Internacional de Medidas.

• Podem ser usadas siglas de termos compostos, se o termo aparecer pelo menos cinco vezes no texto. Na primeira citação, o termo deve ser escrito por extenso, seguido da sigla entre parêntesis. Não usar siglas nos resumos e abstracts.

• Na primeira citação de marcas comerciais escrever o nome do fabricante e o local de fabricação (cidade, país), entre parênteses.


ELEMENTOS TEXTUAIS

Página de rosto
Deve conter:
a) título conciso e explicativo, com versão em Inglês;
b) nome dos autores, titulação, instituição de origem e e-mail;
d) identificação do autor responsável pela correspondência (endereço postal, telefone e e-mail para publicação na revista).
Observação: a página de rosto será removida do arquivo fornecido aos avaliadores.

Resumo
Deve conter uma versão em Português e outra em Inglês (Abstract), com até 250 palavras. Todas as informações que aparecem no resumo devem aparecer também no artigo. Os resumos devem ser estruturados, conforme descrito a seguir:
- Artigo original e Comunicação breve: Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões (No Abstract: Aims, Methods, Results, Conclusions).
- Artigo de revisão: Objetivos, Fonte de dados, Síntese dos dados e Conclusões (No Abstract: Aims, Source of data, Summary of findings, Conclusions). Em Fonte de Dados, devem ser citadas as bases de dados consultadas, os descritores usados e o período pesquisado.
- Relato de caso: Objetivos, Descrição do caso, Conclusões (No Abstract: Aims, Case description, Conclusions).

(Para a definição de cada tipo de artigo, veja a seção Políticas de Seção, encontrada no menu.)

Descritores (indexadores ou palavras chaves)
Os descritores são os termos utilizados na indexação do artigo para que seja localizado, por assunto, por meio de mecanismos de pesquisa eletrônica como o LILACS. O sistema de editoração eletrônica de revistas científicas utilizado pela Higéi@ adere ao protocolo de metadados do Open Archives Initiative (OAI), que é um padrão emergente para prover acesso indexado aos recursos de pesquisa eletrônica. Isto habilita buscas precisas dos metadados ou informações indexadas em todas as bases de dados OAI. Desta forma, o preenchimento correto dos descritores torna-se fundamental para que sua publicação seja facilmente encontrada por outros pesquisadores. A Higéi@ utiliza como palavras chaves os “Descritores em Ciência da Saúde (DeCs)”, editado anualmente, e que está disponível pela BIREME/OPAS/OMS, no endereço http://decs.bvs.br.

Corpo do texto
- Originais: devem conter no máximo 3.000 palavras (excluindo tabelas e referências) e apresentar no máximo 40 referências. O número total de tabelas e figuras não deve ser maior do que cinco. O texto do artigo original deve seguir um formato estruturado com Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.

- Revisões: devem conter no máximo 6.000 palavras (excluindo tabelas e referências) e apresentar no mínimo 30 referências. O artigo de revisão pode apresentar um padrão menos rígido de subtítulos, incluindo Introdução, outros títulos e Conclusões. O número total de tabelas e figuras não deve ser maior do que cinco.

- Relatos de Casos: devem conter no máximo 2.000 palavras (excluindo tabelas e referências), apresentar no máximo 15 referências e não deve conter mais de 3 figuras. O relato de caso deve ser dividido em Introdução, Relato do Caso e Discussão.

- Comunicações breves: são artigos curtos, com um limite de 1.500 palavras (excluindo referências e tabelas) e apresentar no máximo 15 referências. O artigo deve seguir o formato estruturado dos artigos originais.


(Para a definição de cada tipo de artigo, veja a seção Políticas de Seção, encontrada no menu.)


Agradecimentos
Devem ser breves e objetivos, apresentados no final do texto (antes das referências), incluindo somente as pessoas ou instituições que contribuíram para o estudo.


Tabelas
As tabelas com suas legendas devem ser apresentadas no formato do Word (Microsoft Office), sendo colocadas após as referências, em novas páginas.

Todas as tabelas devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto. A legenda deve aparecer em sua parte superior, precedida pela palavra "Tabela", seguida do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (ex: Tabela 1, Tabela 2, etc). Devem constar, de preferência, informações do tratamento estatístico.

Os títulos das tabelas devem ser auto-explicativos, de forma que as tabelas sejam compreendidas dispensando consulta ao texto. Explicações mais detalhadas ou específicas devem ser apresentadas em notas de rodapé, identificadas por símbolos na seguinte sequência: *, †, ‡, §, ||, ¶, **, ††, ‡‡. Não sublinhar ou desenhar linhas dentro das tabelas e não usar espaços para separar colunas. Não usar espaço em qualquer lado do símbolo±.

A elaboração das tabelas deve seguir as Normas de Apresentação Tabular, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Estatística e publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encontradas no site: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/visualiza_colecao_digital.php?titulo=Normas%20de%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20tabular&link=Normas_de_Apresentacao_Tabulares


Ilustrações
Ilustrações – ou figuras – compreendem gráficos, desenhos, fluxogramas, fotografias, organogramas etc. Dá-se preferência a figuras originais, produzidas pelos próprios autores. Em caso de figura já publicada anteriormente, seja dos próprios autores ou de autoria de terceiros, os autores deverão indicar a fonte original na legenda e providenciar uma carta de permissão do detentor dos direitos autorais (editora ou revista) e do autor, sem a qual a figura não poderá ser reproduzida na Scientia Medica. Esta carta de permissão pode ser enviada quando a versão final do artigo for submetida.

Todas as ilustrações devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto, em números arábicos (Figura 1, Figura 2, etc.) sendo que o texto deve conter a indicação de cada uma.

Figuras produzidas em arquivo de texto, como gráficos e organogramas em Word, por exemplo, podem ser anexadas após as tabelas, no final do documento, com as respectivas numerações e as legendas em sua parte inferior.

Fotografias e algumas imagens mais complexas devem ser enviadas sob forma de documento suplementar, como arquivos de imagem (de preferência em formato JPG) com resolução mínima de 300 dpi, para que sejam melhor visualizadas na página eletrônica, embora sem exceder 2 MB. As legendas das figuras enviadas como anexo devem ser colocadas, com a respectiva numeração, no final do texto principal do artigo, após as referências, e também nos metadados do documento suplementar, conforme as instruções que são dadas no momento da submissão. As legendas devem ser sucintas, porém auto-explicativas, com informações claras, de forma a dispensar consulta ao texto.

As ilustrações são aceitas em cores para publicação eletrônica, mas vertidas para o preto-e-branco na versão impressa. Caso os autores julguem essencial que uma determinada imagem seja colorida na versão impressa, solicita-se um contato especial com os editores.

Referências
Devem ser numeradas em sobrescrito no texto, após a pontuação, ordenadas em ordem de aparecimento no texto e elaboradas conforme o estilo de Vancouver. As normas e exemplos podem ser consultados através do site: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/bv.fcgi?rid=citmed.section.32680.

Todas as referências citadas no texto e apenas estas, devem aparecer na lista de referências, que é numerada e posicionada após o texto.

Quando for utilizado um programa de gerenciamento de referências bibliográficas (como EndNote e Reference Manager), os códigos de campo devem ser desabilitados antes de submeter o documento, sendo o texto convertido para texto simples. Para converter referências adicionadas por Reference Manager ou Endnote para texto simples, o autor pode utilizar o próprio programa, que permite remover os códigos de campo (em "Remove Field Codes").

Apresentamos a seguir modelos de referências que seguem as normas adotadas pela Higéi@.
Artigos de periódicos

- Com até três autores
Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002;347:284-7.

- Com mais de três autores
Rose ME, Huerbin MB, Melick J, et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002;935:40-6.

- Organização como autor(es)
Diabetes Prevention Program Research Group. Hypertension, insulin, and proinsulin in participants with impaired glucose tolerance. Hypertension. 2002;40:679-86.

- Autores(es) (pessoa física) e organização como autores
Vallancien G, Emberton M, Harving N, van Moorselaar RJ; Alf-One Study Group. Sexual dysfunction in 1,274 European men suffering from lower urinary tract symptoms. J Urol. 2003;169:2257-61.

- Ausência de autoria
21st century heart solution may have a sting in the tail. BMJ. 2002;325:784-5.

Livros e outras monografias

- Autor(es) pessoal(is)
Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, et al. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.
NOTAS:
Mais do que 3 autores, citar até o 3º autor e et al., tal como nos artigos periódicos.
Indicação da edição (a primeira não se indica) sempre deve ser o idioma do livro - Se em Português: 2ª, 3ª. Se em Inglês: 2nd, 3rd, 4th.

- Editor(es), compilador(es) como autor(es)
Gilstrap LC 3rd, Cunningham FG, VanDorsten JP, editores. Operative obstetrics. 2nd ed. New York: McGraw-Hill; 2002.

- Autor(es) e editor(es)
Breedlove GK, Schorfheide AM. Adolescent pregnancy. 2th ed. Wieczorek RR, editor. White Plains (NY): March of Dimes Education Services; 2001.

- Organização como autor(es)
Royal Adelaide Hospital; University of Adelaide, Department of Clinical Nursing. Compendium of nursing research and practice development, 1999-2000. Adelaide (Australia): Adelaide University; 2001.

- Capítulo de livro
Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

- Anais de congresso
Harnden P, Joffe JK, Jones WG, editores. Germ cell tumours V. Proceedings of the 5th Germ Cell Tumour Conference; 2001 Sep 13-15; Leeds, UK. New York: Springer; 2002.

- Apresentação em congresso
Christensen S, Oppacher F. An analysis of Koza's computational effort statistic for genetic programming. In: Foster JA, Lutton E, Miller J, Ryan C, Tettamanzi AG, editors. Genetic programming. EuroGP 2002: Proceedings of the 5th European Conference on Genetic Programming; 2002 Apr 3-5; Kinsdale, Ireland. Berlin: Springer; 2002. p. 182-91.

Relatório técnico-científico

- Editado por fundação/agência patrocinadora:
Yen GG (Oklahoma State University, School of Electrical and Computer Engineering, Stillwater, OK). Health monitoring on vibration signatures. Final report. Arlington (VA): Air Force Office of Scientific Research (US), Air Force Research Laboratory; 2002 Feb. Report No.: AFRLSRBLTR020123. Contract No.: F496209810049.

- Editado por agência organizadora:
Russell ML, Goth-Goldstein R, Apte MG, Fisk WJ. Method for measuring the size distribution of airborne Rhinovirus. Berkeley (CA): Lawrence Berkeley National Laboratory, Environmental Energy Technologies Division; 2002 Jan. Report No.: LBNL49574. Contract No.: DEAC0376SF00098. Patrocinado pelo Department of Energy.

- Dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso
Silva MM. O sono da criança e amamentação [dissertação]. Porto Alegre(RS): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2008.
Padoin, AV. Influência da zona doadora na concentração de células-tronco derivadas do tecido adiposo em mulheres [tese]. Porto Alegre(RS): Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2008.
Tannouri, AJR; Silveira, PG. Campanha de prevenção do AVC: doença carotídea extracerebral na população da grande Florianópolis [trabalho de conclusão de curso]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Medicina. Departamento de Clínica Médica; 2005.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO

As submissões somente poderão ser feitas através deste site. Solicitamos que os autores leiam todas as instruções antes de iniciar o processo de submissão.

Um dos autores precisa cadastrar-se no site, onde receberá um nome de usuário, senha e instruções sobre o processo de submissão. Uma vez cadastrado, o autor poderá entrar no sistema a qualquer momento, com seu login e senha (em ACESSO, no menu superior).

Ao concluir o processo inicial de cadastro, o autor é remetido diretamente para a Página do Usuário, que lista as várias funções que o usuário pode assumir na revista (autor, avaliador e leitor). Clicando na função de autor, aparece a lista de suas submissões ativas e arquivadas, e uma nova submissão pode ser iniciada.

O processo de submissão possui 5 passos, com instruções disponíveis em cada um. O autor não precisa concluir os 5 passos de uma vez, podendo retomar a qualquer momento as submissões listadas como "Incompletas", na lista de submissões ativas.

É essencial seguir rigorosamente as instruções que irão aparecendo no momento da submissão, com atenção aos metadados, que devem ser cuidadosamente preenchidos.

Os nomes de todos os autores do artigo devem ser acrescentados no site da submissão, na mesma ordem em que aparecem na página de rosto do manuscrito, assim como seus endereços de e-mail, instituições de origem, títulos e funções.

Preencher os campos destinados ao título do artigo em Português e Inglês, Resumo e Abstract.

Preencher todos os campos para INDEXAÇÃO, que são importantes para que o artigo possa ser indexado nas bases de dados.

Identificar o idioma em que o artigo está redigido.

Para iniciar o processo de cadastro e submissão, entre em Submissões Online.

Ítens de verificação para submissão

No momento da submissão, os autores serão obrigados a verificar a conformidade da submissão com todos os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

1 - A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".

2 - A folha de rosto do artigo contém, além do título em Português e Inglês, os nomes, titulações, instituições de origem e endereços de e-mail de todos os autores, assim como o endereço postal e telefone do autor correspondente. Estes dados também serão preenchidos no Passo 2 do processo de submissão: "Inclusão de Metadados".

3 - Os arquivos para submissão estão em formato Word (Microsoft Office). O texto está em página A4, espaço duplo, fonte Times New Roman 12 ou Arial 11. Figuras e tabelas foram inseridas no final do documento, após as referências. As páginas estão numeradas, iniciando na página de rosto como página 1. O tamanho de cada documento não ultrapassa 2 MB.

4 - O manuscrito contém todos os elementos textuais exigidos conforme o tipo de artigo, incluindo Resumo e Abstract (com até 250 palavras e estruturados conforme as diretrizes da Revista), Descritores e Key words.

5 - Em Métodos, está explicitada a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem.

6 - As referências estão numeradas pela ordem de aparecimento no texto e o seu estilo segue as normas da Revista. Se tiver sido utilizado um programa de gerenciamento de referências, os códigos de campo foram removidos do arquivo submetido, de forma a converter a lista de referências em texto simples.

7 - Os documentos submetidos seguem rigorosamente todas as demais normas e diretrizes para publicação na Higéi@.

8 - Todos os autores do artigo estão informados sobre as políticas editoriais da Revista. Os autores leram o manuscrito que está sendo submetido e estão de acordo com o mesmo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. <
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.