POLÍTICA DOCENTE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Maria Josélia Zanlorenzi, Sabrina Pla Sandini

Resumo


: O presente texto trata da questão da política docente, com enfoque na formação de professores e as bases legais que norteiam a educação brasileira. Inicialmente abordamos a política docente de modo geral, demostrando a complexidade de fatores que a influenciam, bem como os diferentes atores e interesses. Nesse cenário, apresentamos um breve histórico da formação de professores a partir da década de 1990, as novas diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia e a importância dada a prática de ensino como eixo norteador da formação de professores, presente tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais quanto no Plano Nacional de Educação visando a articulação da formação acadêmica com as demandas da educação básica.

Palavras-chave


Política Docente; Formação de Professores; Prática de Ensino

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ISSN - 2447-8377 -