A FORÇA SIMBÓLICA DO MITO NA POESIA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESSEN

Marisa Vicente Catta-Preta, Maria Teresa Ginde de Oliveira

Resumo


O artigo pretende, por meio da poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, estabelecer um possível diálogo entre a literatura e as linhas mestras da psicologia analítica. Para isso, as autoras fazem uma leitura de vários poemas que versam sobre o mito do Minotauro, mostrando que o estudo do mito e de sua linguagem simbólica pode ser um forte instrumento pedagógico, pois traz à tona aspectos conscientes e inconscientes presentes em toda aprendizagem lúdica. Assim, a leitura do mito não considera apenas o intelecto, mas também os níveis profundos de nossa psique inconsciente, mostrando que tal acesso é possível através da arte e da poesia e suscitando reflexões em torno de valores importantes no desenvolvimento humano. A metodologia utilizada foi a leitura de poemas e estudos sobre a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen bem como sobre a psicologia junguiana. O resultado foi um artigo que traz o caráter interdisciplinar da aprendizagem, na qual a leitura de poemas torna-se objeto de reflexão para estudos de literatura e de psicologia.

Palavras-chave


Minotauro. Poesia. Psicologia junguiana.

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ISSN - 2447-8377 -