Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Científica de Formação de Professores é uma publicação do Núcleo de Educação a Distância (Unimes Virtual) da Universidade Metropolitana de Santos. A Revista pretende estimular e difundir o conhecimento produzido na área de educação com temáticas relativas à formação de professores, às práticas educativas e à cultura digital em interface com a educação. Com periodicidade semestral e formato digital, em diálogo interdisciplinar,a Revista Científica de Formação de Professores divulgará os trabalhos que visem contribuir para o estabelecimento de uma efetiva agenda de pesquisa sobre a formação docente.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Científicos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pensata

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Teses e Dissertações

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Monografia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Créditos da Edição

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Científica de Formação de Professores realiza o processo de avaliação; peer-review. O trabalho, primeiramente, é avaliado pelos editores, levando-se em consideração a relevância do tema e adequação às normas. Posteriormente, é encaminhado para dois avaliadores, mantendo-se em sigilo os nomes do(s) autor (es), bem como a instituição. Após a avaliação, o trabalho volta para os autores verificarem as sugestões, efetuando as modificações necessárias. A Revista se reserva ao direito de fazer alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, o estilo dos autores. Os autores recebem informações periódicas a respeito do andamento da avaliação. A partir da publicação do artigo. Publica trabalhos nos idiomas: português, espanhol, francês e inglês, nas seguintes categorias:
Artigo Científico, Revisão de Literatura, Relato de Experiência, Comunicação Científica ( textos que representam pontos de vista, notas e comentários condizentes com os propósitos da revista), Entrevista e Resenha. Diretrizes para avaliadores:
1. Estrutura
1.1 Elementos pré-textuais
a)Título e títulos de capítulos em letra maiúscula e em negrito b)Título, resumo e palavras-chave em português e inglês
1.2 Elementos textuais. a)Introdução (Tema, objetivos e outros elementos que situem o leitor), b)Desenvolvimento, (Assunto pormenorizado e ordenado em capítulos), c)Consideração final (Fechamento do trabalho com síntese do que foi apresentado) .
1.3 Elementos pós-textuais Referências (Normas ABNT e Diretrizes para Autores da
Revista Científica de Formação de Professores.
2. Redação
2.1 Objetividade e coerência
a)Abordagem simples e direta,b)Sequência ordenada de ideias,c)Afirmativas conceituadas de forma coerente
2.2 Clareza Linguagem científica clara, evitando ambiguidades
2.3 Consistência Argumentação com fundamentação teórica
3. Apresentação gráfica
a)Artigos entre 10 e 35 páginas numeradas,Word, Times New Roman, (tamanho 12 e espaçamento de 1,5), b)Citações (Normas ABNT e diretrizes para autores da Revista c)Quadros, tabelas e figuras (Normas ABNT e diretrizes para autores da Revista de Formação de Professores).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Acesso Público da Revista Científica de Formação de Professores

A nossa Política Editorial está centrada na concepção do acesso livre e gratuito na disseminação, recuperação da informação e visibilidade científica. Os artigos publicados podem ser baixados integralmente e gratuitamente. Permite-se a reprodução parcial, desde que seja citada a fonte.

 

Aviso de Copyright

Os artigos publicados pela Revista Científica de Formação de Professores são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico a responsabilidade sobre a avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.

 

Indexadores

 

Declaração de ética e de boas práticas editoriais

A Revista Ágor@ é um periódico dedicado a divulgação de trabalhos e pesquisas de cunho científico, voltado às discussões e reflexões a cerca da formação de professores. Essa Revista , sem prejuízo da pluralidade e multiplicidade das perspectivas presentes nos textos que publica, reserva-se o direito de só aceitar textos que respeitem os Direitos Humanos fundamentais, traduzam a valorização da diversidade da condição humana, bem como da sua integridade e dignidade.



Este periódico defende e apoia a declaração de ética e de boas práticas na publicação de acordo com o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação – COPE ( inglês -disponível em http://publicationethics.org/) e (português em http://www.periodicos.letras.ufmg.br/CCBP-COPE.pdf )

RESPONSABILIDADES DA EQUIPE EDITORIAL EDITORAS E COMISSÃO EDITORIAL)

Decidir quais os artigos submetidos à revista que devem ser publicados. Esta decisão é orientada pelas normas da revista (Normas para apresentação e publicação) e pelos requisitos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autoria e plágio;

Orientar o/a(s) organizador o/a(s) convidada/a(s), autore(s) e avaliadore(s) sobre o seu papel, bem como esclarecer sobre o processo de arbitragem científica por pares;

Informar os novos elementos do corpo editorial sobre as suas funções e práticas em vigor.

Avaliar os artigos exclusivamente com base no seu mérito científico e intelectual, independentemente de fatores como: raça, idade, sexo, orientação sexual, deficiência, origem étnica, crença religiosa, nacionalidade, orientação política ou classe social da/o(s) autor/a(s);

Assegurar que o processo de avaliação científica dos artigos é anônimo (double-blind peer review), justo, rigoroso e isento e que toda a informação a eles relativa permanece confidencial. Assegurar, ao mesmo tempo a proteção da identidade das autoras e dos autores e das avaliadoras e avaliadores;

Constituir e manter uma base de dados de avaliadoras/es pertinentes nas diferentes áreas disciplinares, sempre atualizada;

Garantir uma seleção adequada das avaliadoras/es em cada nova edição da revista;

Garantir que os materiais não publicados não são utilizados na investigação realizada por membros do Corpo Editorial sem consentimento expresso por escrito da(s) autora(s) ou autor(es);

Responder antecipadamente a eventuais reclamações apresentadas sobre um artigo submetido ou publicado. Perante suspeita de má conduta, seguir os fluxogramas do COPE, disponíveis em http://publicationethics.org/files/Full%20set%20of%20flowcharts.pdf;

Publicar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa sempre que necessário.

Boas práticas que devem ser observadas pela equipe editorial

Levar em consideração a visão de autoras/es, leitoras/es, avaliadoras/es, revisoras/es e membros do corpo editorial sobre a forma de melhorar a revista..

Encorajar e estar consciente da pesquisa levada a cabo pela revisão por pares e publicar e reavaliar os processos à luz de novas investigações.

Apoiar iniciativas para informar e sensibilizar as/os pesquisadores/autores/sd sobre as regras de ética de Ágor@

Garantir que todos os relatórios de investigação e revisão de investigação foram revistos por avaliadoras/es com a devida qualificação capazes de julgar os textos propostos e livres de desqualificar interesses concorrentes.

Respeitar os pedidos de autoras/es para excluir alguém de rever os textos submetidos, se estes forem bem fundamentados.

Incentivar avaliadoras/es a fazer comentários sobre a originalidade do manuscrito e estar alerta para publicações redundantes e plágio e tomar medidas para garantir um elevado nível de qualidade.

RESPONSABILIDADES DO CONSELHO CIENTÍFICO

Apoiar a equipe editorial na interpretação e orientação da política da revista;

Assegurar a avaliação de propostas de artigos desde que inseridos nas respetivas áreas de especialização;

Contribuir para a divulgação da Revista Ágor@.

Participar em reuniões da Comissão Científica que eventualmente venham a ser convocadas.

RESPONSABILIDADES DE QUEM FAZ A AVALIAÇÃO [peer review]



A revisão por pares contribui para a tomada de decisão da equipe editorial , assim como para a melhoria do manuscrito submetido.



Cada avaliador/a convidado/a que considere não possuir a qualificação para avaliar o manuscrito submetido ou que anteveja a impossibilidade de comunicar a sua avaliação em tempo oportuno deverá informar de imediato a equipe editorial ou a pessoa que fez o convite para que possam ser encontradas alternativas em tempo útil.

Quaisquer trabalhos recebidos para avaliação devem ser tratados como documentos confidenciais. Não devem ser mostrados ou discutidos com outras pessoas, exceto se for autorizado pela equipa editorial.

Os comentários devem ser apresentados de forma objetiva. Críticas pessoais são inaceitáveis. As opiniões devem ser claras com argumentos justificativos adequados.

Devem identificar obras publicadas relevantes e que não tenham sido citadas. E devem, também, chamar a atenção da equipa editorial para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e quaisquer outras informações ou publicações sobre as quais tenham conhecimento pessoal.

Conflito de interesses

Informações privilegiadas ou ideias obtidas através da avaliação por pares devem ser mantidas confidenciais e não usadas para vantagem pessoal. Quem avalia não deve aceitar participar quando existe conflitos de interesse resultantes da concorrência, colaboração, ou outros relacionamentos ou ligações com as/os autoras/es, empresas ou instituições ligadas à submissão.

RESPONSABILIDADES DO/A AUTOR/A

A autoria diz respeito a quem fez contribuições significativas para o estudo. Todas as pessoas que contribuíram significativamente devem ser listadas como co-autoras. Outras que tenham participado em certos aspetos substantivos do projeto de pesquisa devem ser listadas nos agradecimentos. A autora e/ou autor deve garantir que toda a co-autoria devida está incluída no manuscrito, e que viu e aprovou a versão final do documento e concordou com a sua apresentação para publicação.

Os resultados de pesquisas originais devem ser acompanhados da apresentação clara e precisa do trabalho realizado, bem como de uma análise objetiva do seu significado. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outras pessoas possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas são inaceitáveis. As regras da revista devem ser escrupulosamente observadas.

Originalidade e plágio

Cada autora e cada autor deve garantir que escreveu obras inteiramente originais, devendo o trabalho e/ou as palavras de outras autores e autores ser objeto da devida citação ou referência.

Declarações e conflito de interesses

Cada autora e cada autor deve divulgar no manuscrito qualquer contradição significativa de interesse que possa ser interpretada no sentido de influenciar os resultados ou a sua interpretação no manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

Publicação múltipla, redundante ou concorrente

É considerado um comportamento não ético de publicação descrever a mesma pesquisa em vários artigos e submeter o mesmo artigo a mais de uma revista.

Erros fundamentais em obras publicadas

Quando um/a autor/a descobre um erro significativo ou imprecisão no manuscrito submetido, deve notificar imediatamente a equipe editorial.

Remoção

Os artigos publicados serão removidos se avaliadores, leitores, equipe editorial ou outras entidades detectarem erros significativos ou plágio. Antes de retirar um artigo, os editores contactarão de imediato os respectivos autores, estabelecendo um prazo suficiente para obter as explicações devidas.

RESPONSABILIDADES DA EMPRESA EDITORA

Autonomia editorial

A Universidade Editora garante a autonomia de decisões editoriais.

Propriedade intelectual e direitos autorais

A Universidade Editora protege a propriedade intelectual e direitos de autoria, parceiros de publicação, promovendo e mantendo o registro online de cada versão publicada. Defende a transparência de cada artigo publicado no que diz respeito a: conflitos de interesse, de publicação e de financiamento da investigação, e de ética em investigação, má conduta de publicação e investigação, confidencialidade, autoria, correções do artigo, esclarecimentos, e publicação de conteúdo.

Má conduta científica

Em casos de alegada ou provada má conduta científica, publicação fraudulenta, a entidade responsável pela publicação em estreita colaboração com a equipe editorial, tomará todas as medidas adequadas para esclarecer a situação e para alterar o artigo em questão. Isso inclui a publicação rápida de um comunicado, correção ou errata ou, nos casos mais graves, a retração da obra afetada.

 

Política anti Plágio

A Revista Ágor@ utiliza software para detecção de plágio, objetivando identificar nos artigos submetidos indícios de prática irregular de autoria dos trabalhos. Para tanto, adotou-se o Plagius.

Todos os artigos que apresentam resultados da análise de similaridade que atestem dados de plágio comprováveis, são recusados para continuação com o processo editorial, e portanto, devolvidos aos autores. Na análise de similaridade, também são recusados artigos com elevado teor de auto-plágio e materiais que tenham sido publicados em outros lugares.