Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Científica de Formação de Professores é uma publicação do Núcleo de Educação a Distância (Unimes Virtual) da Universidade Metropolitana de Santos. A Revista pretende estimular e difundir o conhecimento produzido na área de educação com temáticas relativas à formação de professores, às práticas educativas e à cultura digital em interface com a educação. Com periodicidade semestral e formato digital, em diálogo interdisciplinar,a Revista Científica de Formação de Professores divulgará os trabalhos que visem contribuir para o estabelecimento de uma efetiva agenda de pesquisa sobre a formação docente.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Científicos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pensata

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Teses e Dissertações

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Monografia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Créditos da Edição

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Científica de Formação de Professores realiza o processo de avaliação; peer-review. O trabalho, primeiramente, é avaliado pelos editores, levando-se em consideração a relevância do tema e adequação às normas. Posteriormente, é encaminhado para dois avaliadores, mantendo-se em sigilo os nomes do(s) autor (es), bem como a instituição. Após a avaliação, o trabalho volta para os autores verificarem as sugestões, efetuando as modificações necessárias. A Revista se reserva ao direito de fazer alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, o estilo dos autores. Os autores recebem informações periódicas a respeito do andamento da avaliação. A partir da publicação do artigo. Publica trabalhos nos idiomas: português, espanhol, francês e inglês, nas seguintes categorias:
Artigo Científico, Revisão de Literatura, Relato de Experiência, Comunicação Científica ( textos que representam pontos de vista, notas e comentários condizentes com os propósitos da revista), Entrevista e Resenha. Diretrizes para avaliadores:
1. Estrutura
1.1 Elementos pré-textuais
a)Título e títulos de capítulos em letra maiúscula e em negrito b)Título, resumo e palavras-chave em português e inglês
1.2 Elementos textuais. a)Introdução (Tema, objetivos e outros elementos que situem o leitor), b)Desenvolvimento, (Assunto pormenorizado e ordenado em capítulos), c)Consideração final (Fechamento do trabalho com síntese do que foi apresentado) .
1.3 Elementos pós-textuais Referências (Normas ABNT e Diretrizes para Autores da
Revista Científica de Formação de Professores.
2. Redação
2.1 Objetividade e coerência
a)Abordagem simples e direta,b)Sequência ordenada de ideias,c)Afirmativas conceituadas de forma coerente
2.2 Clareza Linguagem científica clara, evitando ambiguidades
2.3 Consistência Argumentação com fundamentação teórica
3. Apresentação gráfica
a)Artigos entre 10 e 35 páginas numeradas,Word, Times New Roman, (tamanho 12 e espaçamento de 1,5), b)Citações (Normas ABNT e diretrizes para autores da Revista c)Quadros, tabelas e figuras (Normas ABNT e diretrizes para autores da Revista de Formação de Professores).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Acesso Público da Revista Científica de Formação de Professores

A nossa Política Editorial está centrada na concepção do acesso livre e gratuito na disseminação, recuperação da informação e visibilidade científica. Os artigos publicados podem ser baixados integralmente e gratuitamente. Permite-se a reprodução parcial, desde que seja citada a fonte.

 

Aviso de Copyright

Os artigos publicados pela Revista Científica de Formação de Professores são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), observando a Lei de Direito Autoral n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Salientamos que cabe ao periódico a responsabilidade sobre a avaliação dos artigos, sendo um veículo de publicação científica.

 

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